Proplan dá início à elaboração do PDI 2022-2026 da UNIRIO
Nesta quarta-feira, 10 de março, realizou-se a reunião de instauração da Comissão designada pelo Reitor da UNIRIO para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026) da Universidade (Portaria GR nº 156, de 2 de março de 2021), com ampla participação de seus membros titulares.
A pró-reitora de Planejamento e presidente da Comissão, Loreine Hermida, apresentou um panorama dos planos anteriores, destacando os números do PDI 2017-2021, e da legislação vigente que se aplica ao PDI. Ela apontou questões advindas do aprendizado adquirido com os PDIs anteriores, relacionadas à cultura do monitoramento, ao estabelecimento das ações, à fidedignidade às repostas do monitoramento e à sua redação.
Foram também apresentados a proposta de trabalho, com as etapas do processo de Gestão Estratégica; o cronograma executável, que conta com a previsão de 189 dias de trabalho entre a instauração da Comissão e a versão final do documento, prevista para o mês de setembro; e um resumo da etapa atual, com a análise ambiental realizada por meio da pesquisa diagnóstico envolvendo os três segmentos da universidade (ambiente interno) e a análise do ambiente externo, que envolve a Administração Central, as Unidades Suplementares, as Pró-Reitorias e as Decanias.
A previsão é que o novo PDI seja apreciado pelos Conselhos Superiores da Universidade no mês de outubro de 2021.
Informações sobre o PDI 2022-2026 estão disponíveis na página da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Copladi/Proplan).