Projetos interdisciplinares integram a formação em Letras na UNIRIO
Produção do Canal Audiovisual, revista de artigos e projetos de extensão interdisciplinares são algumas das atividades desenvolvidas pela Escola de Letras da UNIRIO.
Fundada em 2010, a Escola contempla os cursos de bacharelado e licenciatura. De acordo com a professora da Escola de Letras da UNIRIO, Luciana Vilhena, na UNIRIO, cada curso possui um Projeto Pedagógico separado desde o primeiro período, possibilitando ao aluno o contato com disciplinas específicas desde o início da graduação. Vilhena explicou que a licenciatura é a modalidade da graduação que habilita o estudante a dar aulas no ensino médio e fundamental. Já o bacharelado serve para quem quer seguir a carreira de professor universitário, de pesquisador ou de editor. "Muitos alunos acabam optando por formar nas duas modalidades. Vão fazendo algumas disciplinas da outra modalidade como opcional e, posteriormente, acabam voltando e terminando a segunda modalidade", complementou Luciana.
A professora ressaltou também que o grande diferencial da Escola são os projetos desenvolvidos em parceria com os outros cursos da UNIRIO. A integração física com os cursos de Teatro, Música, Pedagogia, História e Matemática permite a geração de diversas possibilidades de conexões, diante das quais surgem propostas de projetos de pesquisa e de extensão interdisciplinares.
Uma dessas ações foi a inclusão dos cursos de Letras no Projeto Pré-vestibular Social Leonhard Euler (PVS), da UNIRIO. Denominado de Pré-vestibular -Letras: Olhar social integrado e ações de inclusão, o projeto de extensão da Escola de Letras tem como objetivo propor aos estudantes de baixa renda um ensino de qualidade que possa contribuir para a inserção em uma universidade. Os estudantes de Letras participam da criação e das correções das avaliações de Redação, Língua Portuguesa e Literatura do Pré-vestibular. “O projeto possibilita aos participantes uma construção de conhecimento colaborativa, interdisciplinar e integrada”, explicou Luciana Vilhena, que também é uma das coordenadoras do Projeto.
Saiba mais sobre alguns projetos desenvolvidos pela Escola e em parceria com outros cursos da UNIRIO:
-
Projeto Pré-Vestibular-Letras: olhar social integrado e ações de inclusão;
-
Projeto Remição de Pena pela leitura (coordenado pelo professor Marcelo dos Santos);
-
Programa de Extensão Da periferia à universidade: difusão cultural colaborativa em comunidades do Rio de Janeiro (coordenado pela professora Luciana Vilhena, em parceria com os professores Sérgio Barrenechea (Música/UNIRIO) e Amâncio Machado de Sousa Junior (Matemática/UNIRIO).
Dia 21 de maio: Dia do Profissional de Letras
O dia 21 de maio marca o Dia do Profissional de Letras para reforçar a importância do estudo da língua para a sociedade e também a valorização de profissionais e pesquisadores da área.
(Por Liliana Glanzmann Vallejo - Comso UNIRIO)