Roda de conversa apresentou projetos de extensão realizados na UNIRIO
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) realizou, na última quarta-feira (21) uma roda de conversa virtual sobre projetos de extensão da UNIRIO em tempos de pandemia. A atividade fez parte da programação da UNIRIO durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Oito projetos foram representados por bolsistas, que apresentaram relatórios sobre os trabalhos realizados nos últimos sete meses. Entre eles estavam: Ciência Política nas Escolas (Educação); Oficinas Culturais (Cultura); Fábrica de Cuidados (Saúde); Tecnologia nos Serviços de Saúde (Tecnologia e Produção); Recicla Direito (Meio Ambiente); Comunicação, Saúde e Mídia (Comunicação); Ética na Formação e Atuação do Profissional Nutricionista (Trabalho); e Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Direitos Humanos).
Após as apresentações, a professora Eliana Rocha perguntou aos bolsistas se acreditavam que este momento de virtualização necessário devido à pandemia acarretou na ampliação da divulgação dos projetos. Para a bolsista Letícia Rezende, com o isolamento houve mais tempo para produção de conteúdo. Letícia Santiago, bolsista do projeto Fábrica de Cuidados, percebeu maior alcance, interação e visibilidade no Instagram do projeto. Já Morgana Linhares, do projeto Ciência Política nas Escolas, ponderou sobre as dificuldades trazidas pelo período de isolamento social. "Não sei se a pandemia trouxe algo de bom. Acho que é mais sobre nossa capacidade de adaptar, ter mais flexibilidade e organização às exigências das novas circunstancias", explicou.
A produtora cultural Fernanda Scoralick e o coordenador de Cultura Fernando Porto destacaram as ações institucionais da Proexc e anunciaram o lançamento em breve de mais duas edições da Revista Raízes e Rumos. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Jorge Ávila, encerrou o evento com sua participação. "Vivemos um momento muito difícil, mas a Extensão está dando um exemplo muito bonito, com a realização de um trabalho bem feito, desenvolvido por gente jovem", finalizou.