código do Google analytics Projeto de extensão da UNIRIO incentiva pesquisa sobre a arte da atuação cênica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão da UNIRIO incentiva pesquisa sobre a arte da atuação cênica

Projeto de extensão da UNIRIO incentiva pesquisa sobre a arte da atuação cênica

por Comunicação publicado 03/04/2024 13h36, última modificação 03/04/2024 18h53
Acervo de documentos e materiais audiovisuais está disponível para consulta

O projeto de extensão Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral, da UNIRIO, acaba de disponibilizar para consulta pública seu acervo de documentos e materiais audiovisuais sobre a arte da atuação cênica.

São cerca de 60 itens divididos entre documentários, demonstrações de trabalhos, registros de espetáculos teatrais, palestras e filmes históricos. Há também material relacionado à linguagem da máscara e da palhaçada, como os volumes da coleção Cadernos, além de gravações de espetáculos de grupos como Galpão, Lume e Théâtre du Soleil.

O acervo fica na Sala 500, localizada no quinto andar do prédio da Escola de Teatro, logo ao lado do elevador, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, fundos - Urca, Rio de Janeiro).

Os plantões para visitação acontecem às segundas-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 12h às 15h.

Sobre o projeto

O Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral é um projeto de extensão com o objetivo de propiciar aos profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de teatro, no espaço da Universidade, o encontro das diferentes formas de fazer e pensar a atuação cênica.

A ênfase de suas ações está na formação, treinamento e especialização do ator, pela oferta de cursos e oficinas de extensão, palestras, seminários, mostra de filmes ou vídeos, e ainda a editoração de textos de pesquisa que tratem especificamente da arte de atuar.

Em suas atividades, o Núcleo conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a participação de estudantes e professores da Escola de Teatro da UNIRIO. A coordenação do projeto é da professora Ana Achcar, do Departamento de Interpretação.

Informações sobre o Núcleo podem ser obtidas nas redes sociais do projeto: Instagram  @nucleodoator e Facebook (https://www.facebook.com/nucleodoator1).

Sala 500, onde fica o acervo do Núcleo do Ator

Sala 500, onde fica o acervo do Núcleo do Ator, na Escola de Teatro da UNIRIO