código do Google analytics Projeto da UNIRIO propõe reflexão sobre a praia na construção turística da cidade do Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO propõe reflexão sobre a praia na construção turística da cidade do Rio de Janeiro

por Comunicação publicado 09/04/2024 15h40, última modificação 12/04/2024 11h32
Exposição reúne fotografias antigas e atuais da praia de Copacabana

Um olhar imagético, utilizando a fotografia como suporte, sobre as praias da cidade do Rio de Janeiro  notadamente as da zona Sul. Essa é a proposta do projeto da UNIRIO "A praia na construção turística da cidade do Rio de Janeiro", contemplado em edital para seleção de projetos artísticos e/ou culturais, aberto pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

A primeira fase do projeto privilegiou a praia de Copacabana, buscando evidenciar como as práticas sociais de lazer que nela ocorrem e a própria construção do bairro ajudam, ativamente, na construção turística da cidade do Rio de Janeiro. Como produto final, o projeto elaborou uma exposição com fotografias antigas e atuais da praia de Copacabana como um pré-texto para uma reflexão crítica sobre a construção turística da cidade.

O tema principal é o lazer e os usos da praia de Copacabana, transmitido através dos diferentes olhares dos integrantes do projeto. Percebe-se que, diferente de uma praia particular ou isolada, aparece aqui uma praia “democrática”, “compartilhada”, “de todos” – mesmo que seus espaços, etiquetas e regras estejam invisivelmente demarcados.

A coordenação do projeto é do professor Luiz Alexandre Lellis Mees, do Departamento de Turismo e Patrimônio da UNIRIO. A equipe conta com o bolsista PIBCUL João Victor Ribeiro de Oliveira, aluno do Bacharelado em Turismo, e das estudantes voluntárias Ana Carolina Seabra Monteiro e Julia Calmon Belchior Albenaz Gomez, do Bacharelado em Museologia, e Brenda Povoleri Santos, do Bacharelado em Turismo, além do designer Italo Luis Silverio, discente do curso de Design de Produto na NABA Milano.

"Selecionamos fotografias antigas, pesquisadas pela equipe em arquivos fotográficos como Museu da Imagem e do Som, Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles, e contrapomos com fotografias atuais, tiradas por nós, no intuito de mostrar não somente alguns usos da praia – especialmente para o lazer –, mas servindo de pretexto para uma reflexão sobre a construção turística da cidade do Rio de Janeiro, notadamente da sua zona Sul, em detrimento do subúrbio carioca que foi relegado nesta dinâmica", explica Luiz Alexandre.

As fotografias estão em exibição, até o mês de julho, na parede da rampa entre o 1º e o 2º andar do prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), na Av. Pasteur, 458, Urca. Algumas imagens e detalhes do projeto estão disponíveis no site https://praiaturistica.wixsite.com/praia.

Rampa CHH com exposição sobre a praia na construção turística do Rio de Janeiro