código do Google analytics Projeto colaborativo busca identificar presença das mulheres nos arquivos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto colaborativo busca identificar presença das mulheres nos arquivos

Projeto colaborativo busca identificar presença das mulheres nos arquivos

por Comunicação publicado 08/03/2024 08h43, última modificação 11/03/2024 11h12
Iniciativa é do Grupo de Pesquisa Arquivos Privados e Pessoais, coordenado por professora da UNIRIO

Nesta sexta-feira, 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, está sendo lançado o projeto "traMA - Mapa Colaborativo Mulheres nos Arquivos". O objetivo é identificar e disponibilizar acervos pessoais que documentam a presença feminina nos arquivos.

A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Arquivos Privados e Pessoais (Grupo APP), coordenado pela professora Patricia Ladeira Penna Macêdo, do Departamento de Arquivologia da UNIRIO.

O projeto tem como ponto de partida a escassez de "arquivos de/e sobre mulheres em instituições de custódia de acervos, o que reafirma a necessidade de se repensar e reestruturar os métodos de preservação e aquisição de acervos, de modo a incluir e valorizar as vozes e contribuições das mulheres em todos os aspectos da sociedade".

A intenção do grupo de pesquisa é produzir um guia de arquivos históricos de mulheres, a partir de documentos pessoais. "São documentos que integram arquivos de pessoas, como correspondências, fotografias, diários, filmes caseiros, recordações diversas, que em geral temos em nossas casas e em pequenas instituições, como Ongs, igrejas, associações etc. ", explica Patrícia Macêdo.

Para isso, o projeto solicita contribuições de instituições, organizações, pesquisadores, estudantes, docentes e pessoas responsáveis pela custódia de documentos relacionados a mulheres, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZwbeVTo3kITK1pp8ttbvPa9-Ty6Qvd05J0GauFKRcXZKKcA/viewform.

Segundo Patrícia, o material identificado ficará disponível em uma plataforma aberta on-line, a ser construída com apoio da Capes. "A previsão é que, durante todo esse ano, as pessoas e instituições preencham o formulário para, se tudo der certo, no ano que vem, no mesmo dia 8 de março, lançarmos o site com os resultados e a caracterização dos acervos identificados", informou a docente.