Professoras da UNIRIO dão início à nova ação de extensão
As professoras Natália Ribeiro Fiche e Viviane Narvaes, da Escola de Teatro da UNIRIO, deram início a uma nova atividade de extensão realizada em parceria com o Departamento Geral de Ações Socieducativas (Degase) do Rio de Janeiro. O projeto irá desenvolver oficinas teatrais no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na Ilha do Governador.
Na última semana, alunos da UNIRIO prepararam uma oficina dirigida aos jovens que estão em medida socioeducativa. Sob supervisão das professoras, a oficina teve sua primeira aula ministrada pelos estudantes de Licenciatura em Teatro, Amanda Nolasco, Felipe Izidoro e Felipe Pedrini, e pela estudante de Atuação Cênica, Júlia Lopes.
Segundo Viviane Narvaes, "a nova ação junto ao sistema socioeducativo exige um conjunto de práticas e reflexões sobre a infância e juventude, trazendo consigo desafios importantes no que tange à cultura, ao teatro e à educação". Alexandre Martins, diretor de Cultura, Esporte e Lazer do Degase/RJ, acompanhou a atividade e parabenizou a equipe pela excelência da oficina ministrada para os socioeducandos.
Viviane e Natália também coordenam o programa de extensão Cultura na Prisão e os projetos de extensão Teatro na Prisão e Artetransformando LGBTQUIAP+ Encarcerades. "Na perspectiva de atuar rompendo os muros da Universidade em direção a realidades sociais diversas, esperamos que essa nova ação seja mais um passo capaz de fortalecer os laços entre a UNIRIO e a sociedade, com vistas a possibilitar que o teatro e, sobretudo, a educação superior possam estar no horizonte dessa parcela da juventude", comentou Viviane.