código do Google analytics Professora da Escola de Turismo analisa aspectos da campanha eleitoral de 1909/1910 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professora da Escola de Turismo analisa aspectos da campanha eleitoral de 1909/1910

por Comunicação publicado 28/02/2023 16h46, última modificação 01/03/2023 10h58
Em entrevista ao Estadão, Vera Lúcia Borges aborda a disputa ocorrida entre o marechal Hermes da Fonseca e o jurista e senador Rui Barbosa, falecido há 100 anos

Nesta quarta-feira, 1º de março, completam-se 100 anos da morte de Rui Barbosa, jurista e senador baiano. Entre 1909 e 1910, ele participou de uma disputa eleitoral com o marechal Hermes da Fonseca - que viria a ser eleito.

A campanha de Rui Barbosa ficou conhecida como movimento civilista, em resposta ao militarismo presente no período inicial da República.

Esse cenário de 1909/1910 foi tema da tese de doutorado da professora Vera Lúcia Borges, da Escola de Turismo da UNIRIO. Com base na pesquisa, a historiadora publicou o livro "A Batalha Eleitoral de 1910 - Imprensa e cultura política na Primeira República", premiado em 2011 na categoria Ensaio Social do Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, da Biblioteca Nacional.

Em entrevista ao Estadão, publicada nesta segunda (28), a docente explicou um pouco da conjuntura do país naquela época e apresentou detalhes sobre a campanha civilista de Rui Barbosa e a disputa eleitoral com Hermes da Fonseca.

Confira a íntegra da notícia na página UNIRIO na Mídia.