código do Google analytics Professora da Escola de Teatro participa de missão artística e acadêmica na Europa — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professora da Escola de Teatro participa de missão artística e acadêmica na Europa

por Comunicação publicado 08/03/2023 16h59, última modificação 10/03/2023 14h38
Docente embarcou a convite da Universidade de Sorbonne, em Paris, para desenvolver atividades relacionadas à perspectiva da arte como cuidado e às relações interespécies

A professora da Escola de Teatro Tania Alice Feix está em missão artística e acadêmica na Europa, com duração de duas semanas, a convite do Departamento de Artes da Universidade Paris 1 – Panthéon Sorbonne (França).

Entre as atividades desenvolvidas, haverá a master class prática “Poéticas do Cuidado”, que será ministrada para alunos de mestrado. Segundo Tania Alice, a proposta é levar os alunos a pensarem a arte como “uma maneira de cuidar de si, do outro e do meio ambiente”, para familiarizá-los com formas de se trabalhar com afeto em projetos artísticos realizados em espaços urbanos.

Haverá também conferências sobre o tema Performances relacionais como poéticas do cuidado, ao qual a docente se dedica em projeto de pesquisa trienal desenvolvido na UNIRIO. O projeto conta com uma equipe de 20 pesquisadores, de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. As conferências serão ministradas na Sorbonne, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS – França) e na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica).

A docente irá realizar, ainda, duas performances participativas. A primeira delas, Conte-me uma história de animais ou plantas, acontece nesta quinta-feira, dia 9, em parceria com a artista e pesquisadora Pascale Weber. A apresentação será o início de um projeto artístico a ser desenvolvido ao longo dos próximos meses, que consiste em coletar histórias marcantes sobre relações interespécies em diversos espaços públicos. De acordo com Tania, as histórias serão transformadas em fotoperformances e pequenos contos, que irão compor um livro, a ser disponibilizado por meio de um QR code pendurado em árvores nas cidades do Rio de Janeiro e de Paris.

Já a segunda performance será realizada no parque parisiense Bois de Boulogne, onde a professora tecerá esculturas nas árvores com elementos naturais, com a participação de transeuntes e artistas convidados. A intenção é estimular o olhar poético dos participantes em relação às possibilidades de interação com a natureza.

Todos os eventos se alinham à perspectiva de trabalho da arte como cuidado e das relações interespécies. De acordo com Tania, as atividades serão realizadas em parceria com seu cachorro de estimação, Buda, que também participa de suas aulas na UNIRIO.