Professora da UNIRIO é eleita sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
A professora Ana Virginia Pinheiro, da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, tomou posse como sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na última quinta-feira, dia 22. A eleição, seguida de nomeação para o cargo de diretora da Biblioteca do Instituto, ocorreu no dia 8 de novembro.
Segundo ela, essa eleição veio coroar anos de trabalho dedicados à biblioteconomia de livros raros e ao ensino da história do livro e das bibliotecas, qualificando o bibliotecário como parte essencial do processo de registro da história nacional. “É uma honra, uma dignidade, uma conquista ser oficialmente, numa Casa de Livros, confreira de sábios da História do Brasil”, comemora.
Ana Virginia Pinheiro é bibliotecária aposentada da Biblioteca Nacional (1982-2020), onde foi chefe e curadora da Divisão de Obras Raras, ao longo de 16 anos (2004-2020). Ministra a disciplina “História do Livro e das Bibliotecas”, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura da Escola de Biblioteconomia, onde se graduou, em 1978. Participa de grupos de estudo e pesquisas interdisciplinares e é membro do Comitê Nacional do Brasil no programa Memória do Mundo, da Unesco. Dedica-se a mentorias sobre a avaliação intelectual e patrimonial de livros raros.
É autora das obras Que é Livro raro? (1989), A ordem dos livros na biblioteca (2007; 2022) e Glossário de Codicologia e Documentação (1998), além de prefácios, publicações em periódicos e capítulos em coletâneas nacionais e estrangeiras, com ênfase na história de coleções bibliográficas especiais formadas a partir da Real Biblioteca Portuguesa, trazida ao Brasil por Dom João VI.
Sobre o IHGB
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro preza pela geração e salvaguarda de registros de memória – especialmente, através de sua revista, que circula regularmente desde 1839, com textos de intelectuais e pensadores de diferentes áreas e nacionalidades, empenhados na difusão nacional e internacional da produção cultural brasileira.
A biblioteca do órgão, fundada no mesmo ano de sua criação (1838), preserva múltiplas visões historiográficas do Brasil, impressas, gravadas e manuscritas, em edições em vida, por autores que, hoje, constituem referencial de estudos sobre o Brasil, no âmbito das ciências sociais.
O grau de sócio honorário faz parte de uma estrutura ascendente definida pelo tempo, pelo compromisso e pela dedicação do sócio, envolvendo sócios institucionais, correspondentes, titulares e eméritos.