Professor da UNIRIO publica livro sobre o conceito de comunidade no pensamento periférico
Fabricio Pereira da Silva acaba de publicar o livro Em busca da comunidade: caminhos do pensamento crítico no Sul global. Fabricio é professor dos cursos de graduação e da pós-graduação em Ciência Política na UNIRIO e do curso de mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina na Universidade da República (Udelar), no Uruguai.
Como resposta ao generalizado mal-estar social, econômico e ecológico que são consequências da expansão da modernidade, o livro dá voz ao anseio contemporâneo por um modo de vida mais justo e equânime, livre do individualismo, da exploração e do crescimento econômico inconsequente. A partir do resgate e da releitura de formas de vida pré-capitalistas, o livro recupera as ideias de comunalidade gestadas na periferia global para inspirar outro tipo de futuro.
Em busca da comunidade, o livro apresenta um rol de perspectivas teóricas criadas no chamado Sul Global, com o intuito de superar uma “monocultura de saberes”. O autor analisa o socialismo indo-americano de Mariátegui, os conceitos de negritude e de ubuntu, os socialismos africanos do século XX, a ideia de Bem Viver e a felicidade interna bruta do Butão. "Outra proposta do livro é ensaiar uma modesta reflexão sobre o tempo, enfatizando, para aqueles formados num determinado futurismo, que o passado pode nutrir projetos de futuro", explica o autor na apresentação do livro.
Sobre o autor
Fabricio Pereira da Silva é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile (Usach). É coorganizador de Os futuros de Darcy Ribeiro (Elefante, 2022) e autor de Democracias errantes: reflexões sobre experiências participativas na América Latina (Ponteio, 2015) e América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI (Ponteio, 2019), além de diversos artigos sobre teoria política, política latino-americana e pensamento latino-americano e africano.