Professor da UNIRIO lança seu quarto livro desde 2019, em que discute ideias produzidas no Sul Global
Fabricio Pereira da Silva, professor da Escola de Ciência Política da UNIRIO, acaba de lançar o livro En busca de la comunidad: caminos del pensamiento crítico en la periferia global, publicação digital com acesso livre para download gratuito.
A obra, publicada pela editora argentina Teseo Press, resulta de longa pesquisa, concluída em 2020, sobre a ideia de comunidade presente em várias formulações da periferia global desde o século XIX até os dias atuais. Faz parte da coleção Pensamiento Latinoamericano, dirigida por Andrés Kozel, da Universidad Nacional San Martín.
“Meu livro compara ideias produzidas no Sul Global que têm em seu cerne um senso de comunidade. Argumento que, historicamente, esse é um tema central no pensamento periférico e que ganhou interesse renovado nas últimas décadas como uma alternativa à ‘crise global de utopias’. A hipótese é que a releitura romantizada do passado comunitário é uma questão central para projetos futuros do pensamento crítico no Sul Global”, explica Fabricio.
Os conceitos analisados pelo professor da UNIRIO são o de negritude, os socialismos africanos, o buen vivir ou vivir bien dos Andes, o ubuntu na África Austral e a felicidade nacional bruta na Ásia. “Com suas especificidades, todos eles se referem à ideia de um passado comunitário, uma visão de mundo holística e comunitária, à família estendida e à comunidade. Considero que essa busca por utopias alternativas e não tão conhecidas vem a calhar nesta época de múltiplas crises, aquecimento global, pandemia e diversos genocídios e ecocídios. Quem sabe esses futuros ancestrais podem inspirar alternativas”, complementou o pesquisador.
Este é o quarto livro lançado entre 2019 e 2023 por Fabricio, docente do bacharelado em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. É seu sétimo livro desde Vitórias na crise: trajetórias das esquerdas latino-americanas contemporâneas, publicado em 2011 a partir de discussões de sua tese de doutorado.
Depois, foi autor de Democracias errantes: reflexões sobre experiências participativas na América Latina, de 2015, organizou com Ricardo Nóbrega a obra de 2016 Estudos de Teoria Social e América Latina: novos debates e perspectivas, e lançou em 2019 América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI. Em 2022, organizou com o próprio Andrés Kozel Os futuros de Darcy Ribeiro e, com Eduardo Devés, Paula Baltar e German Ngoie, Diálogos Sur-Sur.