Professor da Escola de Medicina e Cirurgia recebe láurea internacional
No fim do mês de outubro, o professor Renato Ambrósio Jr., da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), recebeu a láurea Founder´s Award, concedida pela Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa (ISRS, na sigla em inglês) por suas contribuições na área da Oftalmologia.
Docente do Departamento de Cirurgia Especializada da EMC, Renato Ambrósio Jr. é especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa. Desenvolve pesquisas relacionadas à correção visual a laser e ao ceratocone – doença na qual a córnea apresenta uma instabilidade estrutural ou biomecânica, o que leva à protusão e, consequentemente, a problemas como astigmatismo e irregularidades. Suas contribuições envolvem avanços no diagnóstico do ceratocone e nas condutas de pré-operatório.
Entre as ações desenvolvidas pelo docente, destaca-se a campanha Violet June, que busca difundir informações sobre ceratocone para a população. Lançada em junho deste ano, a campanha tem como lema principal “não coçar os olhos, pois o ato de coçar prejudica a visão”.
Para Ambrósio Jr., é uma grande honra representar o Brasil com este reconhecimento da ISRS. “A Oftalmologia brasileira é uma das maiores e mais bem desenvolvidas do mundo. Fico muito contente e motivado com este reconhecimento, que serve como estímulo para continuar trabalhando de forma séria para contribuir para a evolução da especialidade”, disse o docente.
Sobre a premiação
A ISRS, parceira da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), é a principal organização mundial de cirurgiões refrativos do mundo. A cada ano, a instituição premia seus membros por suas contribuições especiais, bem como por sua dedicação ao campo. O Founder´s Award reconhece a visão e o espírito dos fundadores da Sociedade ao honrar um membro da ISRS que fez contribuições para o crescimento e avanço da Sociedade e sua missão. Saiba mais em: https://www.isrs.org/.