Professor da Escola de Matemática destaca importância do aprendizado de conteúdos teóricos
No último fim de semana, um famoso youtuber comentou nas redes sociais que, aos 34 anos, nunca precisou usar o Teorema de Pitágoras. A declaração causou polêmica e gerou uma discussão sobre a importância de se aprender conceitos e conteúdos teóricos no campo da matemática.
Em matéria publicada no jornal O Globo, o professor Michel Cambrainha, da Escola de Matemática da UNIRIO, observa que "existe uma grande necessidade dos alunos em ver utilidade prática em tudo que é ensinado em sala de aula, mas a função dos conteúdos nem sempre é serem aplicados no dia a dia".
Para o docente, o ensino da matemática deveria ser acompanhado da contextualização de fatos históricos e culturais, para estimular o interesse dos alunos.
"Se a matemática se juntasse à filosofia na sala de aula, poderíamos discutir: só o que é útil é importante?", questiona Michel, que, no fim do ano passado, respondeu às questões mais procuradas na internet sobre o Teorema de Pitágoras na série UNIRIO Explica.
Confira a íntegra dessa e de outras notícias na página UNIRIO na Mídia.