código do Google analytics Primeira sessão do Conselho Universitário (Consuni) na nova gestão da UNIRIO aconteceu nesta terça-feira (12) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Primeira sessão do Conselho Universitário (Consuni) na nova gestão da UNIRIO aconteceu nesta terça-feira (12)

Primeira sessão do Conselho Universitário (Consuni) na nova gestão da UNIRIO aconteceu nesta terça-feira (12)

por Comunicação — publicado 12/09/2023 18h28, última modificação 14/09/2023 10h56
Todas as pautas foram aprovadas por unanimidade

A 517ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UNIRIO) ocorreu no Auditório Vera Janacópulos. Em sua abertura, o reitor José da Costa Filho descreveu as atividades comemorativas de início da nova Reitoria e abordou as dificuldades encontradas pela gestão, incluindo as orçamentárias. Em suas palavras iniciais, valorizou também o espaço de debate representado pelos Conselhos Superiores.

“Temos que reaprender como realizar as sessões dos Conselhos. Vamos valorizar nossos encontros presenciais, nossa interação, as possibilidades de indagação e questionamento crítico por parte de qualquer conselheiro”, comentou Da Costa. Em seguida, a vice-reitora Bruna Nascimento reforçou o pedido aos conselheiros para participarem assiduamente das reuniões dos Conselhos e, em caso de não poderem comparecer, sempre avisarem a seus suplentes.

O primeiro ponto da pauta da sessão se referia ao Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD 2023), do orçamento do exercício de 2023 da UNIRIO. O pró-reitor de Planejamento, Sidney Lucena, iniciou sua relatoria com uma apresentação. Em sua exposição, abordou o processo de inserção do planejamento orçamentário no Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento (SIOP) pela Diretoria de Orçamento, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e o prazo exíguo a partir da liberação dos limites orçamentários pelo governo. Ele observou ainda que o relatório realizado pela Comissão Permanente do QDD havia sido apresentado ao Consuni em 6 de março de 2023, mas a homologação do QDD estava pendente, sendo por isso incluída como primeiro ponto de pauta desta sessão. Sidney Lucena encerrou sua fala enfatizando a necessidade de fazer a recomposição da Comissão Permanente do QDD, com a atualização de seus membros.

Na sequência, conselheiros dos três segmentos - docente, técnico-administrativo e discente - se pronunciaram sobre o tema, enfatizando a questão das emendas parlamentares individuais ou de bancada, que somam um valor elevado na UNIRIO, e a necessidade de transparência sobre as escolhas dos projetos e de seus coordenadores. Deram também sugestões a respeito dos trabalhos da próxima Comissão Permanente do QDD.

Após as contribuições dos conselheiros, Da Costa ressaltou que o edital da chamada para os interessados em serem coordenadores de projetos interinstitucionais da UNIRIO está na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O QDD 2023 foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Antes de passar ao tópico seguinte da pauta, Da Costa anunciou o aumento das bolsas de R$ 400,00 para R$ 550,00 e afirmou que a gestão segue em busca de recursos para conseguir a equiparação entre as bolsas pagas com recursos da Universidade e as do CNPq e da Capes.

A sessão transcorreu mais rapidamente nos tópicos seguintes, todos também aprovados por unanimidade: a homologação das resoluções ad referendum sobre a inclusão da UNIRIO no quadro associativo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e sobre a alteração em caráter excepcional do valor mensal do auxílio-alimentação durante o mês de julho de 2023; e a concessão do título de professora emérita a Maria Lúcia Elias Pires, da Medicina, e de professores beneméritos a Maria Mazzarone, também da Medicina, e Carlos Alberto Lacerda Pinto, da Farmacologia. Conforme sugerido por Da Costa com concordância dos conselheiros presentes, a relatoria das três concessões de títulos será realizada posteriormente, durante a sessão em que as homenagens forem realizadas.

A sessão foi transmitida ao vivo e pode ser assistida na íntegra pelo canal da UNIRIO no YouTube. 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio