Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos destaca papel do editor no controle ético das publicações
Teve início nesta quarta-feira, 29 de abril, o 1º Simpósio Internacional de Editoração Científica da UNIRIO, promovido pela Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, com a participação dos programas de pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) e em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH).
Na primeira palestra do dia, o presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar Mello Rode, propôs uma reflexão sobre os desafios da produção científica no Brasil, com destaque para o papel do editor no controle ético do processo de avaliação e de publicação da pesquisa científica.
Segundo Rode, o sistema de publicações convive com alguns pontos críticos, como a subjetividade dos conceitos de relevância e originalidade, e a possibilidade de plágio por parte dos revisores. Daí a importância do editor na avaliação dos pareceres recebidos.
Outro ponto a ser observado é a questão da autoria imprópria dos trabalhos a serem publicados. “Em certos casos existe uma pressão para incluir o nome de pesquisadores que não tiveram uma participação relevante, ou sequer participaram da pesquisa”, observou o presidente da Abec.
Sigmar Rode alertou ainda para os chamados “periódicos predatórios”, editados por empresas com menor nível de rigor científico na avaliação dos trabalhos submetidos. “Precisamos ficar atentos. A qualidade das revistas é fundamental para o maior reconhecimento de nossa publicação científica”, disse.
Abertura
Na abertura do evento, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO, Ricardo Cardoso, destacou a importância das revistas científicas da Universidade – atualmente são 16 publicações – para a difusão do que se produz na Instituição.
“A presença de pesquisadores e estudantes de diferentes cursos, e não só da Enfermagem, mostra que a UNIRIO reconhece a importância da produção científica em todas as áreas”, apontou Ricardo, que na solenidade representou o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca.
O professor da Escola de Enfermagem e coordenador do simpósio, Carlos Roberto Lyra da Silva, alertou que é preciso cultivar a cultura da publicação científica desde o início da vida acadêmica. “Por isso pensamos esse evento também para os estudantes, da graduação e da pós-graduação”, observou.
Participaram também da abertura do 1º Sinuec a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Almerinda Moreira; a professora Teresa Tonini, representando os programas de pós-graduação em Enfermagem; a professora Nebia Figueiredo, da EEAP; e Juliana Gadelha, representando a coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas.
As atividades do 1º Sinuec prosseguem até esta quinta-feira, 30 de abril. Confira a programação: http://sinuec.webnode.com/programacao/.