Premiação de trabalhos e entrega de insígnias movimentam o encerramento do II Congresso Internacional de Enfermagem da Escola Alfredo Pinto da UNIRIO
No período de 25 a 29 de setembro de 2023, a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), promoveu o II Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. O Congresso, que foi realizado em parceria com dois outros eventos, com o II Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação e o II Simpósio Internacional do Programa MARCA, contou com 1.177 inscritos e um total de 57 submissões de trabalhos.
Durante toda a semana, ocorreram minicursos, workshops, simpósios satélites, encontros de grupos de pesquisa e cursos de extensão, além de palestras ministradas por convidados de universidades parceiras internacionais.
A cerimônia de encerramento, celebrada na sexta-feira (29), no Auditório Vera Janacópulos, foi marcada pela premiação dos trabalhos científicos, avaliados por 13 doutores externos à UNIRIO, e pela tradicional entrega de insígnias. Essa atividade de entrega de insígnias consiste em um rito de passagem dos alunos que concluíram os primeiros quatro semestres do curso. Após o período, os estudantes estão aptos a iniciar o chamado “ciclo clínico”, voltado para a prática de atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na parte final do evento, a atual diretora da EEAP, Cristiane Rodrigues da Rocha, destacou que a Universidade, ao celebrar os seus 133 anos, está preparada para entregar enfermeiros capacitados para a sociedade. “Nossa Escola recebeu pela segunda vez a nota máxima no ENADE. Isso demonstra que estamos preparando bem nossos alunos. Esse é um dos lugares em que a gente vê o bom investimento do nosso imposto na educação”, destacou.
Confira a cerimônia de encerramento na íntegra pelo Canal da Escola EEAP/UNIRIO.
Saiba mais como foi a programação do II Congresso de Enfermagem da EEAP.
Confira abaixo a lista dos trabalhos premiados:
Prêmio Internacionalização MARCA oferecido pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
Menção Honrosa - O Ensino Teórico-Prático da Graduação de Enfermagem no contexto da Internacionalização Brasil-Colômbia: relato de experiência, de autoria de Beatriz Gonzalez Alvarez Fabiano e Dra. Tais Veronica Cardoso Vernaglia.
Prêmio Tecnologias e Comunicação na Saúde oferecido pelo Laboratório Multidimensional de Inovação, Tecnologia e Comunicação (LAMITEC) aos melhores vídeos postados na playlists https://www.youtube.com/@eeap-unirio9680/playlists
1º Lugar - Construção de um guia para lidar com crianças autistas durante a hospitalização: um relato de experiência baseado nas práticas acadêmicas, de autoria das estudantes Erika Kunze Eikievicius Costa, Gilciene Guimarães da Silva, Leandra Albino de Oliveira e Silva, Maria Eduarda Miguel do Amaral, Thaís Andrade dos Santos e professora substituta do DEMI Ms. Lilian Reinaldi Ribeiro Pirozi.
2º Lugar - Tecnologia informacional: construção de aplicativo móvel para o cuidado materno com o bebê, de autoria da Esther Oliveira de Lima Peres e Dra. Isis Vanessa Nazareth.
3º lugar - Integrando arteterapia e jogos em teleoficinas para reabilitação cognitiva, de autoria das estudantes Stephanie Campos Moreira, Ana Carolina Pereira da Conceição, Etiene Souza Madeira, Anderson Amaral e Dra. Priscilla Alfradique de Souza.
Prêmio Zélia Senna Costa (Mestrado Acadêmico) oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem à melhor dissertação.
1º Lugar - A dinâmica familiar da criança com câncer frente às emergências oncológicas em tempos da pandemia de Covid-19 de autoria da Mestre em Enfermagem Luciana Souza de Castro e Dra. Laura Johanson da Silva (orientadora).
1º lugar - Análise de custo-utilidade das vacinas para Covid-19 disponíveis no Brasil, de autoria da Mestre em Enfermagem e Profa. substituta do DEMI Lilian Reinaldi Ribeiro Pirozi, Dr. Roberto Carlos Lyra e Dr. Antonio Augusto de Freitas Peregrino (orientadores).
2º lugar - O uso da telessimulação como método para cursos remotos aplicados a profissionais de saúde, de autoria da Mestre em Enfermagem Ggiselle Oliveira Azeredo, Dra. Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa e Dra. Renata Flavia Abreu Silva (orientadoras).
3º lugar - "AH, sei lá, só quero ser eu!": Significados, saberes e práticas da hormonização cruzada na saúde de mulheres e homens trans, de autoria da Mestre em Enfermagem Andréa Felizardo Ahmad, Dra. Adriana Lemos Pereira e Dra. Claudia Regina Santos Ribeiro (orientadoras).
Prêmio Inovação Tecnológica no Espaço Hospitalar (Mestrado Profissional) oferecido pelo Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar à melhor dissertação.
1º lugar - Tecnologia educacional para o plano de alta de gestantes diabéticas: construção e validação de aplicativo móvel sobre administração de insulinas, de autoria da Mestre Paloma Fernandes da Silva Guimarães e Dra. Cristiane de Oliveira Novaes (orientadora).
2º lugar - Inovação tecnológica em saúde: aplicativo para os direitos aos portadores de agravos crônicos à saúde, de autoria do Mestre Alexandre Magalhães de Mattos e Dr. Fernando Porto (orientador).
3º lugar - Medular sem medo: aplicativo móvel para adultos com disfunção neurológica do trato urinário inferior secundária à lesão medular traumática, de autoria da Mestre Danielle Soraya Lourenço Fernandes Gomes e Dra. Priscilla Alfradique de Souza (orientadora).
Prêmio Tecnologias e Comunicação na Saúde (Doutorado Acadêmico) oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências à melhor tese.
1º lugar - Classificação do percurso do raciocínio clínico durante desenvolvimento do processo de enfermagem por enfermeiros participantes de um cenário simulado, de autoria do Dr. Silvio Cesar da Conceição e Dra. Teresa Tonini (orientadora).
2º lugar - Incubação de ovos de aves e prematuros humanos: trajetória tecnológica para a eclosão e manutenção da vida, de autoria da Dra. Tatiana Gomes e Dr. Fernando Porto (orientador).
3º lugar - Coleção memória da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto: patrimônio documental, de autoria da Dra. Márcia Valéria da Silva de Brito Costa e Dr. Fernando Porto (orientador).