código do Google analytics PPGEdu da UNIRIO tem aula inaugural com o tema 'Como ser um educador antirracista' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PPGEdu da UNIRIO tem aula inaugural com o tema 'Como ser um educador antirracista'

por Comunicação — publicado 11/04/2024 21h11, última modificação 12/04/2024 11h37
Professora da Universidade Federal da Bahia, Bárbara Carine, será a palestrante

Acontece na próxima segunda-feira (15), às 14h30, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO, no Auditório Vera Janacópulos, com a professora Bárbara Carine. O tema da palestra é “Como ser um educador antirracista”.

Bárbara Carine é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e no Instituto de Química. Na UFBA, é também coordenadora do Grupo de Pesquisa em Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais.

A palestrante é sócia-fundadora e consultora pedagógica da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, a primeira desse tipo no país. Recebeu em 2021 o Prêmio Maria Felipa, da Câmara Municipal de Salvador. Entre os dez livros que Bárbara Carine publicou, dois foram finalistas na categoria Ciência do Prêmio Jabuti: @Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência e História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras.

Maylta Brandão, professora da UNIRIO, divulgou texto sobre a palestrante convidada: “A Prof.ª Dr.ª Bárbara Carine, mulher negra, escritora antirracista, nordestina de voz segura e firme, que age na militância que educa e forma na consciência, representa na nobre docência o que queremos e desejamos como sociedade! Ela simboliza ética, dignidade, gentileza, autonomia e continuidade de luta! Na formação de professores, ensina a liberdade e a urgência do decolonial. Essa mãe filósofa e química, professora cientista e movediça das estruturas, mostra a importância ideológica da interseccionalidade que somos, nos atravessando na necessidade de rompermos amarras. E vai educando pelo exemplo, semeando esperanças com a primeira escola afro-brasileira, a Escola Maria Felipa em Salvador, que em breve irá abrir sua nova sede aqui no Rio de Janeiro. É uma oportunidade incrível e única poder ouvir e aprender com a Prof.ª Dr.ª Bárbara Carine”.