código do Google analytics PPGAC realiza conferência sobre Cosmismo Russo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PPGAC realiza conferência sobre Cosmismo Russo

PPGAC realiza conferência sobre Cosmismo Russo

por Comunicação publicado 20/10/2020 11h08, última modificação 21/10/2020 16h41
Evento, que irá abordar o movimento filosófico e cultural do início do século XX, acontece na próxima quinta-feira (22), às 18h

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO está promovendo a Conferência Cosmismo Russo. O evento acontece na próxima quinta-feira (22), a partir das 18h.

O Cosmismo foi um movimento filosófico e cultural de natureza antropocêntrica que surgiu na Rússia no início do século XX. Trata-se de uma ampla teoria relativa à Filosofia Natural que combina diversos elementos religiosos e éticos, tendo como tema a história e a filosofia da origem, evolução e existência futura do universo e da humanidade.

Durante a Conferência serão realizadas duas palestras. Martín Baña, professor adjunto da cátedra de Historia da Rússia da Universidad de Buenos Aires, irá abordar o tema Un viaje por el universo: auge, caída y actualidad del Cosmismo rusoA palestra será em espanhol e não terá tradução simultânea.

Posteriormente será a vez da artista e pesquisadora em artes visuais Mayana Redin falar sobre o tema O calcanhar de Komarov - ensaio sobre artefatualidade catastrófica. Mayana é doutoranda em Linguagens Visuais e professora no curso de Artes Visuais da UERJ.

As inscrições para o evento deverão ser feitas antecipadamente por meio de formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgac@unirio.br.