Pesquisadores da UNIRIO desenvolvem sistema para avaliar saúde da comunidade acadêmica
Desenvolver uma plataforma digital capaz de rastrear fatores de risco para doenças cardiovasculares e avaliar hábitos alimentares e o estado mental de estudantes e trabalhadores da UNIRIO. Essa é a proposta do projeto Cardiologicamente, coordenado pela professora do Instituto Biomédico (IB) Luciana Moreira Lima.
O projeto combina ferramentas validadas, como os Inventários de Beck para depressão e ansiedade, o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Escore de Risco de Framingham, com uma plataforma interativa para coleta e análise de dados. Isso permite identificar fatores de risco cardiovascular e problemas de saúde mental que podem ser prevenidos e tratados.
As informações são coletadas por meio de um questionário a ser enviado por e-mail para os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos). Os envios ocorrem semanalmente, até o final do mês de fevereiro.
As respostas irão possibilitar a construção de uma base de dados robusta, essencial para identificar padrões de saúde na comunidade, viabilizando intervenções direcionadas e eficazes, com soluções adaptadas às necessidades reais da UNIRIO. Além disso, os participantes recebem materiais educativos personalizados que incentivam práticas saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física regular.