Palestra de lançamento dos roteiros de viagem 'Do Kongo ao Valongo' acontece nesta quinta-feira (25)
Nesta quinta-feira (25), Dia Mundial da África, acontece, às 15h, no Festival Back2Black, a palestra de lançamento dos roteiros de viagem Do Kongo ao Valongo, fruto do Projeto Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo. Trata-se de um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro.
A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador da UNIRIO, Jair Martins de Miranda, e pelo diretor da Infotur (Angola), professor Afonso Vita.
O evento é gratuito. Para participar, é necessário imprimir o convite no site do evento: https://festival.back2black.com.br/2023 .
Segundo o professor Jair Miranda, os roteiros têm como objetivo o reconhecimento histórico e geográfico dos trajetos do tráfico atlântico de africanos escravizados entre Angola e Brasil. Na ocasião da palestra, também ocorrerá o lançamento do Projeto Diáspora Africana no Brasil, desenvolvido sob um acordo de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Infotur, para o intercâmbio cultural entre angolanos e brasileiros e a promoção dos lugares de memória da escravidão nos dois países, a exemplo dos sítios arqueológicos do Reino do Kongo, na cidade de Mbanza Kongo, em Angola, e do Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
O professor explicou ainda que o Projeto Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027, para além da criação desses roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital.
Saiba mais sobre algumas metas do Projeto
- Realizar a pesquisa “Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo” sobre o Reino do Kongo e o trajeto entre a cidade de Mbanza Kongo e a região portuária na cidade do Rio de Janeiro, em torno do Cais do Valongo, por meio da metodologia “Memória Afetiva Local”;
- Oferecer a brasileiros e angolanos roteiros de viagem de afroturismo “Rotas da Escravidão Angola-Brasil”. O projeto envolve o planejamento dos roteiros turísticos “Roteiro Turístico de Mbanza Kongo”, “Rota Turística & Cultural de Escravos em Angola” e “Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana”, na região portuária em torno do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, visando à reconstituição histórica e geográfica do tráfico atlântico de africanos escravizados no Brasil, o intercâmbio cultural entre Angola e Brasil e a promoção dos lugares de memória da Escravidão.