Palestra de docente argentino abre seminário sobre cultura russa promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
O seminário “Do Realismo às vanguardas russas: arte, filosofia e política na Rússia de entresséculos”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, acontece nos dias 20 a 23/09, 29/09, 06/10, 07/10, 13/10, 14/10, 20/10 e 21/10, das 10h às 13h, na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca). A abertura será com uma palestra, a propósito da invasão da Ucrânia pela Rússia, do professor argentino Martín Baña, que apresentará seu livro Quien no extraña al comunismo no tiene corazón, no dia 20 de setembro, às 10h. A palestra será em espanhol, sem tradução para o português.
O Seminário tem como objetivo oferecer uma série de encontros voltados para distintos aspectos da cultura russa da virada do século XIX para o XX. O Seminário será dividido em duas partes. Inicialmente, o professor Martín Baña ministrará três aulas que abrangerão o arco histórico proposto no título do evento. Na segunda parte, os encontros focarão a arte teatral russa e soviética, com destaque para a obra do dramaturgo Aleksándr Ostróvski e dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold e Serguei Eisenstein.
Martín Baña é doutor em História pela Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professor Adjunto Regular da Cátedra de História da Rússia na Universidad de Buenos Aires, docente na Licenciatura em História da Universidad Nacional de San Martín e pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet). É autor dos livros Quien no extraña al comunismo no tiene corazón (Crítica, 2021), Una intelligentsia musical (Gourmet Musical, 2017) e coautor, com Pablo Stefanoni, de Todo lo que necesitás saber sobre la Revolución Rusa (Paidós, 2017).
A programação completa do seminário pode ser acessada neste link.