Observatório da Violência Política e Eleitoral lança primeira edição de boletim
Foi lançada a primeira edição do boletim trimestral do Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE). A publicação, que aborda a dinâmica e o impacto da violência na democracia brasileira, é realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral (Giel) da UNIRIO.
O OVPE faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital. O Observatório relata casos de agressões, ameaças, atentados, homicídios e sequestros contra diferentes tipos de lideranças políticas ou seus familiares, informando a frequência dos casos, sua evolução ao longo do tempo e principais tipos.
O Observatório conta com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Grupo de Investigação Eleitoral
O objetivo do GIEL é investigar o processo que envolve a decisão do voto, como o estudo dos efeitos das campanhas sobre o voto, as estratégias discursivas de candidatos, partidos e coligações, a análise das pesquisas de intenção de opinião e a cobertura da imprensa nos momentos eleitorais.
Críticas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail giel@unirio.br.