Núcleos de Prática Jurídica realizam encontro inédito entre Brasil e Colômbia
Os Núcleos de Prática Jurídica da UNIRIO, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizaram a mesa-redonda virtual Diálogos sobre Justiça Reprodutiva e Estado de Coisas Inconstitucional no Brasil que acontece, pelo Zoom, no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), às 17h.
Será um evento inédito entre juristas e acadêmicos do Brasil e da Colômbia para abordar os debates sociojurídicos contemporâneos em torno do controle de constitucionalidade em situações de violações massivas e sistemáticas dos direitos reprodutivos e a sua conexão com o conceito de justiça reprodutiva. A ideia é realizar uma troca de conhecimentos e experiências de mobilização legal para apontar reflexões pertinentes sobre o caso brasileiro.
Participam da mesa-redonda quatro juristas do Brasil e da Colômbia com trajetórias destacadas e conhecimento especializado: Isabel Cristina Jaramillo Sierra, professora da Universidade de Los Andes (Bogotá) e coordenadora da Rede ALAS; Iris Marín Ortiz, juíza auxiliar da Corte Constitucional da Colômbia, professora e pesquisadora da Universidade El Bosque (Bogotá); Daniel Sarmento, professor de Direito Constitucional e coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Christine Peter, professora na pós-graduação em Direito das Relações Internacionais e Líder de Pesquisa do Núcleo de Estudos Constitucionais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). A mediação será de Ana Paula Sciammarella (UNIRIO), Silvia Serrano Guzmán (Instituto O’Neill), Lia Manso (Criola) e Catalina León Amaya (UFF).
O evento será bilíngue com tradução simultânea. Haverá emissão de certificado de quatro horas de atividade complementar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste link.