Núcleo de Gestão de Patrimônio promove evento no dia 22 de agosto
Memórias e narrativas de mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. Esse é o tema a ser debatido no segundo encontro do IV Ciclo Patrimônio na Roda, que acontecerá no dia 22 de agosto, a partir das 19h, em formato remoto. O foco do evento virtual, que será promovido pelo Núcleo de Gestão do Patrimônio (Nugep), será direcionado às experiências museológicas e museais sobre o tema proposto e os impactos sociais dessas iniciativas, com ênfase nos processos participativos vinculados à gestão e à documentação.
A atividade será transmitida pelo canal do Nugep no YouTube. Para receber o certificado, é necessário preencher o formulário: https://forms.gle/EPexvjs2nXSgfBrX8
Participarão do debate:
Luzia Gomes Ferreira - É baiana do Recôncavo, radicada em Belém do Pará; poeta; feminista negra; museóloga; Professora do Curso de Museologia, na Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Museologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa - ULHT/PT); Mestra em Antropologia Social (Universidade Federal do Pará/UFPA) e Bacharela em Museologia (Universidade Federal da Bahia/UFBA).
Yérsia Souza de Assis - Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Formação de Professores. Doutora em Antropologia (UFSC), com estágio sanduíche na Universidade Agostinho Neto/Angola. Realizou Estágio Pós-Doutoral em História (UFS). Integra os grupos GERTS/UFS; GEPHADA/UFS; NEABÍ/UFS e NUPEF/UFBR. Realizadora Audiovisual. Integrante do Samba de Aboio/Festa de Santa Barbara. Ekedji no Ilè Asé Ìyá Ágbà L’odò Omiró.
A mediação será de Desirée Reis (NUGEP/Unirio) e Maria Carolina (NUGEP/Unirio)
Mais informações podem ser obtidas por meio da página do Núcleo ou em seus perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.