Instituições Públicas de Educação do Rio de Janeiro criam Fórum de Reitores
Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, foi criado o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), que servirá como um conselho de dirigentes das instituições públicas do Rio propondo ações e parcerias em prol do desenvolvimento do estado.
Instituído para fortalecer a interação entre as dez instituições públicas de ensino do Rio para o desenvolvimento do estado e para lutar por recomposição orçamentária, a coalizão engloba os dirigentes máximos da UNIRIO, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Colégio Pedro II, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).
No encontro, além da formalização da criação do Friperj, foram eleitos para o primeiro mandato de um ano, como presidente do Fórum, o reitor Roberto Rodrigues (UFRRJ) e, como vice-presidente, o reitor Rafael Barreto Almada (IFRJ).
“O fórum tem como objetivo reunir todas as instituições públicas do Rio de Janeiro, tanto as de âmbito federal como as de âmbito estadual, para contribuir para o desenvolvimento do estado em várias frentes, especialmente, no desenvolvimento econômico e na educação em níveis básico, fundamental e superior. Além disso, pretende fortalecer, de forma conjunta, a defesa das instituições públicas como instituições de ensino, de construção e de ambiente de debate para o desenvolvimento do país e do estado”, explicou o reitor Roberto Rodrigues.
“A intenção é ajudar os municípios do estado do Rio de Janeiro com sua própria força acadêmica e educacional. Essas instituições estão se reunindo, como já faziam informalmente, mas agora, de maneira formalizada, para representar uma grande força no desenvolvimento do estado. Os prefeitos e o governador precisam, cada vez mais, verificar nessas instituições o potencial de fazer pesquisa, ensino e extensão. É isso o que hoje estamos formalizando e fortalecendo aqui”, declarou o vice-presidente do Fórum, o reitor do IFRJ Rafael Barreto Almada.
Algumas das primeiras propostas do Friperj é a realização de um mapeamento educacional do estado do Rio de Janeiro, o fortalecimento e a ampliação de convênios e acordos de cooperação entre as próprias Ifes para a condução de ações e iniciativas compartilhadas, e a elaboração de propostas para ajudar o estado com relação ao déficit de aprendizado de alunos do fundamental e médio no período de pandemia.
(Informações da UFRRJ e da UFRJ)