Novembro Negro promoverá debates sobre o racismo no Brasil na perspectiva marxista
O Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia promoverá, na próxima terça-feira (22), o evento Novembro Negro: debates marxistas sobre as expressões do racismo no Brasil. A atividade debaterá, sob uma perspectiva marxista, as variadas manifestações do racismo em nosso país e em nossa cultura, bem como o impacto da escravidão negra na constituição da sociedade brasileira.
O evento contará também com a divulgação do livro Racismo, escravidão e capitalismo no Brasil: uma abordagem marxista, de Wagner Miquéias Damasceno. As atividades terão início às 19h e serão realizadas no Auditório Tércio Pacitti (Avenida Pasteur, 458, no prédio do CCET). Os participantes receberão certificados.
Entre os palestrantes estão as professoras Lúcia Soares, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Extensão Serviço Social, Questão Racial, Direitos Humanos e Religiosidades; e Terezinha Martins dos Santos Souza, da Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO e coordenadora do Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico-Dialético; além do professor Wagner Miquéias Damasceno, da Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO.
A mediação será feita por Ivan Ducatti, professor de História Contemporânea na Escola de Serviço Social da UFF.