Nota de pesar: professor Paulo Vinícius Baptista da Silva
A UNIRIO lamenta o falecimento do professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve papel-chave no desenvolvimento de políticas voltadas para a inclusão no país. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UNIRIO, vinculado à Reitoria, escreveu a seguinte nota de pesar:
É com muita tristeza que nos despedimos de Paulo Vinícius Baptista da Silva, professor da Universidade Federal do Paraná, onde atuava, desde 2017, como Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad-UFPR). Sua partida representa uma lacuna nos estudos sobre relações raciais, racismo, políticas afirmativas, educação em direitos humanos, construção social da infância e políticas para a infância.
Entre junho e julho de 2024 foi possível estabelecer estreito diálogo com ele, tendo em vista que o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva participou como palestrante da IV Escuela Internacional de Posgrado – Más allá del decenio internacional de los pueblos afrodescendientes, organizada em parceria com o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).
Comprometido com as alternativas apresentadas pelos movimentos sociais, para a democratização do ensino superior, acumulou experiência na gestão de ciência e tecnologia, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação, fez parte da coordenação do GT Educação e Relações Raciais da Anped e representou a Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2010-2012). Paulo Vinicius Baptista da Silva foi coordenador Institucional na UFPR do Programa de Apoio a Inclusão Social em Atividades de Pesquisa e Extensão Universitária e coordenou o Projeto de Internacionalização da UFPR "Relações de Poder, Assimetrias e Direitos Humanos" no Capes-Print.
Nosso abraço a toda a família, amigas e amigos.