código do Google analytics Minicurso discute participação feminina na história da filosofia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Minicurso discute participação feminina na história da filosofia

Minicurso discute participação feminina na história da filosofia

por comunicacao — publicado 13/08/2018 18h55, última modificação 13/08/2018 19h09
Aulas acontecem esta semana, no Colégio Pedro II, campus Humaitá

O minicurso Filósofas em ação: desconstruindo preconceitos e criando mundos acontece esta semana, no Colégio Pedro II do Humaitá. O curso será ministrado pela professora da Universidade de Brasilía (UNB) Ana Míriam Wuensch. A iniciativa é do projeto de extensão da UNIRIO Filosofia na sala de aula, em parceria com o Colégio Pedro II e o Cefet/RJ.

Segundo os organizadores, a proposta é refletir sobre “a presença feminina na tradição filosófica ocidental, fato que foi apagado da história do pensamento no ocidente”. Nos encontros, serão discutidas contribuições de mulheres para o pensamento filosófico ocidental.

As aulas acontecem na terça e na quinta-feira, dias 14 e 16, das 9h às 16h, no auditório do Campus Humaitá II do Colégio Pedro II (Rua Humaitá, 80 – Humaitá). No dia 17, sexta-feira, será ministrada a palestra Existem filósofas? Onde há uma, há muitas..., no Cefet-RJ, campus Maracanã Av. Maracanã, 229).

Interessados devem se inscrever pela internet.

Confira a programação:

1. Dia 14 de agosto de 2018
Local: Colégio Pedro II, campus Humaitá II (auditório)

1ª Parte (Manhã: 9h-12h) – Apresentação do curso e dos participantes
1.1 Filósofas em ação no medievo
Christine de Pizan e a Cidade das damas [1405] – Desconstruindo preconceitos de gênero; construindo uma cidade para as mulheres.
2ª Parte (Tarde: 13h-16h)
1.2 Filósofas em ação na modernidade
Olympe de Gouges e a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã [1791] – Desconstruindo preconceitos de gênero; construindo um direito diferente.

2. Dia 16 de agosto de 2018
Local: Colégio Pedro II, campus Humaitá II (auditório)

3ª parte (Manhã: 9h-12h)
2.1 no Brasil – parte I
Nísia Floresta e seu Opúsculo humanitário [1853] – Desconstruindo preconceitos de gênero; construindo uma nação com a diversidade das mulheres.
4ª Parte (Tarde: 13h-16h)
2.2 no Brasil – parte II
Maria Firmina dos Reis e Úrsula [1859] – Desconstruindo preconceitos de gênero, etnia e condição social; construindo uma nação além da escravatura.

3. Dia 17 agosto de 2018
Local: CEFET-RJ, campus Maracanã

5ª Parte (à tarde)
Atividade pré-olímpica da Olimpíada Estadual de Filosofia "Outras Vozes em Filosofia"