Mensagem de pesar pelas 500 mil vidas perdidas para a Covid-19
A UNIRIO expressa enorme pesar pela marca atingida neste sábado, 19 de junho, de 500 mil vidas perdidas no Brasil para a Covid-19.
Além de lamentar por cada um desses mortos, é preciso que todos compreendam a gravidade da situação da pandemia em nosso país. Continuamos em patamares altíssimos de contágio e de mortes, enquanto a vacinação ainda não chegou a percentuais relevantes de imunizados, em especial com a segunda dose, que garante maior proteção.
Na última quarta-feira, 16 de junho, todos os trabalhadores da educação, incluindo os da UNIRIO, tiveram a oportunidade de se vacinar no município do Rio. Mas, mesmo com a imunização, é preciso manter as medidas de proteção à vida, até que a maior parte da população esteja também vacinada com as duas doses previstas.
Entre essas medidas, estão: usar máscara; praticar o distanciamento social, sempre que possível; manter os ambientes bem ventilados; lavar sempre as mãos com agua e sabão, ou higienizá-las com álcool 70.
Além disso, é necessário também combater fortemente as falsas notícias relacionadas à doença e às vacinas. Todos devemos ficar atentos para não compartilharmos informações sem verificar de onde vieram e confirmar sua veracidade.
Essas ações devem ser encaradas por todos como um pacto de proteção coletiva. Em nome daqueles milhares acometidos pela doença e das vítimas fatais, seus familiares e amigos, e em nome dos nossos incansáveis profissionais da Saúde, já exauridos após mais de um ano no combate ao coronavírus.