Livro sobre o teatro brasileiro, organizado por docente da UNIRIO, será lançado no próximo domingo
O livro Teatro brasileiro: engenharias, políticas, economias e gestões, organizado por Manoel Silvestre Friques, professor da Escola de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, será lançado no próximo domingo, 9 de outubro, às 16h, no jardim do Museu da República (Rua do Catete, 153), como parte do evento Primavera dos Livros.
O livro, que foi financiado pela FAPERJ, através do Auxílio à Editoração 2020, e editado pela Numa, reúne abordagens inéditas sobre o teatro brasileiro do ponto de vista da economia, da gestão e da engenharia. A obra conta com a colaboração de 35 autoras e autores provenientes de instituições públicas brasileiras, entre elas, a UNIRIO, UFRJ, UFBA, UFMG, UFPR, UDESC, IFRJ, UFSC e BNDES, e de curadores, consultores e gestores independentes, além de associação de classe (APTR).
Entre as autoras da UNIRIO, estão as professoras Andreia Ayres e Andréa Bonifácio, os egressos Sheyndel Diniz, Anita Mariano, Brayan Luque, Vitor Nascimento, Gabriel Catramby, Letícia Simões, Lívia Paixão e Marina Lyrio, da Escola de Engenharia de Produção; e ainda as professoras da Escola de Teatro Beti Rabetti (que assina o prefácio) e Rosyane Trotta (que assina, ao lado de Helen Miranda, um capítulo).
Os textos fornecem uma variedade de possibilidades metodológicas para a abordagem e para o estudo do teatro brasileiro, com destaque para as ferramentas e os enquadramentos de pesquisa operacional, economia da cultura, políticas culturais, engenharia de processos de negócios, análise de redes sociais, gestão cultural, entre outras. “Em conjunto, estas contribuições compõem um campo multidisciplinar extremamente variado e fértil, que desfazem as dicotomias disciplinares entre ‘exatas’ e ‘humanas’, rumo à proposição de análises e soluções aos impasses históricos encontrados em uma expressão cultural centenária, como é o caso do teatro brasileiro. Os textos apontam para aplicações inovadoras de métodos e abordagens transdisciplinares que, de diferentes formas, ampliam o que se entende por Teoria do Teatro Brasileiro”, comenta o professor Manoel Silvestre Friques.