Livro organizado por professora da UNIRIO reflete sobre processos avaliativos na educação
Os processos de avaliação educacional têm sido bastante discutidos na atualidade, em especial no que se refere às concepções quantitativas ainda predominantes nas escolas.
Para contribuir com a reflexão sobre o tema, acaba de ser publicado o livro Avaliação das aprendizagens - sua relação com o papel social da escola, organizado por Claudia Fernandes, professora e pesquisadora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UNIRIO.
O lançamento será nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 18h, no Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), na Av. Pasteur, 458, Urca. Antes do lançamento, será realizado um encontro com pesquisadores, promovido pelo PPGEDU e aberto a todos os interessados.
Publicado pela Editora Cortez, o livro conta com a contribuição de professores e pesquisadores da UNIRIO e da USP, bem como de estudantes do PPGEDU. Na primeira parte, a obra apresenta concepções e ideias sobre avaliação; na segunda, mostra exemplos de processos avaliativos menos ortodoxos, que instigam professores a repensar suas práticas. Confira algumas páginas.
Segundo Claudia Fernandes, hoje se defende que a avaliação esteja relacionada à concepção de conhecimento construído, e não vise apenas à quantificação de sucesso ou fracasso escolar. “Embora tenhamos avançado, ainda prevalece nas escolas a visão da avaliação como um simples resultado”, observa a pesquisadora.