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Licenciaturas da UNIRIO discutem projeto de resolução do MEC sobre formação de profissionais do magistério

por Comunicação publicado 01/02/2024 16h36, última modificação 02/02/2024 11h47
Coordenadores de curso apresentaram contribuições à proposta, que está em consulta pública até o dia 1º de março

Na última terça-feira (30/1), coordenadores de cursos de licenciatura da UNIRIO estiveram reunidos para tratar do projeto de resolução do Ministério da Educação (MEC) sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).

A reunião, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), contou com a presença dos coordenadores dos cursos de licenciatura de Ciências Sociais, Filosofia, Matemática, Pedagogia (presencial, EAD e Direção da Escola) e Teatro.

A pró-reitora de Graduação, Luana Aquino, agradeceu a compreensão de todos quanto ao exíguo prazo para contribuições ao documento, que está em consulta pública até o dia 1º de março, após prorrogação feita pelo MEC. A diretora da Diretoria de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação, Simone Okuzono, observou que a necessidade de aprovação do projeto deve ganhar força após a divulgação de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no contexto das licenciaturas.

O evento prosseguiu com as contribuições dos coordenadores e a contextualização histórica do projeto de resolução em análise, resgatada pela professora Andréa Fetzner, diretora da Escola de Educação. Em síntese foram apresentados os seguintes destaques, reconhecendo os avanços no atual projeto de resolução em comparação ao anterior, de 2019:

- Necessidade de evidenciar a autonomia dos cursos em relação à proposição de sua organização curricular;

- Crítica às competências e a necessidade de que o ministério esclareça o entendimento sobre esse conceito;

- Destaque em relação à carga horária e o impacto que 3.200 podem trazer para os indicadores de permanência, sucesso e retenção;

- Alerta para a carga horária destinada à curricularização da extensão e indicativo em normativas atuais.

Por fim, considerando a prorrogação do prazo de contribuições até março, foi acatada a sugestão de nova reunião com a Prograd, no fim de fevereiro, para possibilitar maior troca com os cursos e também aprofundamento da leitura e das discussões acerca da resolução.

(Com informações da Pró-Reitoria de Graduação)


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