código do Google analytics LEV divulga criação cênica e audiovisual ‘Carta de um Louco’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / LEV divulga criação cênica e audiovisual ‘Carta de um Louco’

LEV divulga criação cênica e audiovisual ‘Carta de um Louco’

por Comunicação publicado 06/10/2021 21h32, última modificação 06/10/2021 21h35
Trabalho é adaptação de conto homônimo do escritor francês Guy de Maupassant, publicado em 1885

Será que os sentidos humanos são infalíveis? Podemos confiar neles? Será que aquilo que os nossos sentidos conseguem ou não captar representa provas infalíveis da existência ou não das coisas e de certos fenômenos?

Esses são alguns dos questionamentos que inspiraram Carta de um Louco, criação cênica e audiovisual realizada a partir do conto homônimo do escritor francês Guy de Maupassant, publicado em 1885. O trabalho é a tradução cênica e audiovisual desse conto, resultando em uma criação poética e experimental.

O processo criativo foi realizado com estudantes da Escola de Teatro da UNIRIO na disciplina Atuação Cênica III (turma 2021/1), ministrada pelo professor Vinícius Albricker. Devido à pandemia de Covid-19, todas as cenas foram ensaiadas e gravadas de forma não presencial.

O vídeo, reproduzido abaixo, está disponível na página do Laboratório de Estudos Vocais, Cênicos e Musicais (LEV) no YouTube.

Mostra

Os trabalhos realizados na disciplina Práticas Musicais em Espaços Cênicos (turma 2021/1), ministrada pelo mesmo docente, também serão divulgados on-line. A Mostra de Trabalhos Experimentais de Práticas Musicais em Espaços Cênicos será dividida em quatro partes, com estreias marcadas para os dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, sempre ao meio-dia.

Serão apresentadas cenas de tema livre criadas pelos estudantes, com base em diferentes possibilidades de articulação entre som e cena. Cada estudante foi instigado a descobrir novas potencialidades artísticas em si, desafiando-se a criar com foco nas relações entre som e cena, som e imagem, música e cena.

“Estudamos potencialidades e possibilidades expressivas da relação entre música e cena, dialogando sobre a musicalidade na atuação cênica e apreciando exemplos de diferentes poéticas sonoras nas artes da cena”, revela Vinícius Albricker. “Além disso, debatemos sobre o tema da fala e do ruído como música em contextos cênicos e realizamos exercícios de escuta reduzida e de experimentação cênica e audiovisual, com ênfase na relação ator-música, considerando-se acepções convencionais e não convencionais de música”, completa.

Segundo o professor, a turma também teve a oportunidade de aprender noções básicas para utilização do Reaper, software de edição de áudio.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal do LEV no YouTube.