Jornada promove discussão sobre arquitetura, teatro e cultura
Arquitetura teatral e espaços alternativos, relações entre o teatro e a cidade e conservação do patrimônio cultural brasileiro serão alguns dos temas abordados na 2ª Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura: Memória Teatral e Urbana. O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Auditório Audiovisual do Centro de Letras e Artes (CLA).
Segundo a professora Evelyn Lima, integrante da comissão organizadora da Jornada, a proposta é debater a dinâmica de conformação dos espaços teatrais, que se moldaram de acordo com suas cidades. “A recente produção acadêmica no âmbito europeu sobre arquitetura teatral tem conferido novos significados e outras possibilidades à encenação em espaços construídos ou reformados para receber grandes contingentes de público”, analisa. O evento engloba as comemorações dos 20 anos do projeto da UNIRIO Estudos do Espaço Teatral, coordenado pela professora.
Haverá conferências, mesas-redondas, lançamento de livros e apresentações culturais. Entre os convidados, estão as professoras Dorita Hannah, da Universidade Aalto, na Finlândia, e Beth Weinstein, da Universidade do Arizona (EUA). O cenógrafo e professor Helio Eichbauer, da Escola de Artes Visuais do Parque Laje, e o professor André Carreira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), também serão palestrantes.
Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para arquiteturateatroecultura@gmail.com. Serão entregues certificados de participação.
Confira o resumo das palestras do evento.
O CLA se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.
Outra informações pelo telefone 2542-2409.