código do Google analytics Inaugurado o Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Inaugurado o Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação da UNIRIO

por Comunicação publicado 26/03/2024 10h33, última modificação 09/04/2024 09h41
Após cerimônia de abertura, a coordenadora Simone Alencar nos concedeu entrevista a respeito das perspectivas para o Laboratório

No dia 20 de março, a UNIRIO promoveu a inauguração do Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação (LabINOVA ).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de gestores da UNIRIO, docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade. Após a mesa de abertura, ocorreu a palestra Interfaces entre Ciência Aberta, dados de pesquisa e inovação, com a pesquisadora da Fiocruz, Viviane Veiga.  Em seguida, todos foram convidados a conhecer as instalações do Laboratório, localizado no prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (sala 401).

Coordenado pela professora Simone Alencar (Departamento de Processos Técnico-Documentais, do CCH), o LabINOVA tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação envolvendo as novas práticas de comunicação científica resultantes do movimento de ciência aberta.

Segundo Simone Alencar, "ao facilitar o acesso a informações e recursos, a Ciência Aberta e os Dados de Pesquisa Abertos promovem a participação de uma gama mais ampla de indivíduos e organizações na pesquisa e inovação, permitindo a emergência de novas ideias, soluções e descobertas que podem beneficiar a sociedade como um todo", declarou.

Após a cerimônia, a coordenadora Simone Alencar nos concedeu uma breve entrevista a respeito das perspectivas para o Laboratório.

De que forma o laboratório poderá contribuir para as pesquisas da UNIRIO?

“O LabINOVA pode desenvolver e estimular o uso de novas metodologias e abordagens de pesquisa que promovam a Ciência Aberta, como o compartilhamento dos produtos de pesquisa, em especial os dados de pesquisa. Além disso, buscamos colaborações interdisciplinares para impulsionar o engajamento de atores sociais marginalizados da academia bem como comunidades locais. A atuação em parceria com o projeto Empreende, formalmente 'Estratégia de Empreendedorismo, compartilhamento de conhecimento e inovação da UNIRIO', é importante nesse contexto, por promover a inovação aberta."

Além da palestra de inauguração, quais outras atividades ou eventos o LabINOVA planeja realizar para promover seus objetivos e engajar a comunidade acadêmica? Pretendem criar cursos na área?

“Oferecemos disciplina na graduação e na pós-graduação voltadas para a Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa. Estamos desenvolvendo uma agenda, em parceria com a DIT/PROPGPI, de eventos e cursos para disseminar e atrair nossos pares para o entendimento e adoção dessas práticas acadêmicas."

Como os estudantes e pesquisadores interessados podem se envolver com as iniciativas do LabINOVA?

“Podem acompanhar nossas postagens nas redes sociais (@labinovaunirio) para saber das atividades. E estamos disponíveis para conversar e desenvolver atividades em conjunto.”

Existem oportunidades específicas de participação?  Como será o processo, por inscrição, edital? Quais são os planos futuros do LabINOVA para expandir suas atividades e aumentar seu alcance?

“O calendário de atividades (a ser divulgado) será aberto a inscrições. Pretendemos participar de editais para poder ampliar nossa atuação à medida que novos pesquisadores também se engajem na proposta."

Como o LabINOVA pretende colaborar com outras instituições de pesquisa, tanto dentro quanto fora da UNIRIO, para promover a Ciência Aberta e os Dados de Pesquisa Abertos?

“Com a instalação do Laboratório pretendemos fortalecer as parcerias existentes e abrir novos canais, em especial com universidades lusófonas, que têm grande presença na Ciência Aberta. Atualmente temos uma forte parceria com o ICICT/Fiocruz, com quem já desenvolvemos alguns workshops, cursos de extensão e o I Seminário Internacional sobre gestão de dados de pesquisa em Saúde. Também fazemos parte da Rede Go FAIR Brasil Saúde , através da sub-rede de Enfermagem."

Instalações do Laboratório LabINOVA

Instalações do LabINOVA

LabINOVA:

• Localização: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (sala 401).

• Site: https://labinova.tec.br/

• Redes sociais: @labinova.unirio

• Coordenação: Simone Alencar:   simone.alencar@unirio.br

Apoio: Faperj.

(Por Liliana Glanzmann Vallejo - Comso UNIRIO).