Inaugurado no HUGG o Arquivo Nosológico
Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, o Arquivo Nosológico Professor Osmar Teixeira Costa, localizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).
O prédio, de três andares, abriga o arquivo de prontuários do Hospital e parte do acervo permanente do Arquivo Central, além de espaços administrativos, sala de aula e o Laboratório de Conservação e Restauração.
O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca lembrou que o Arquivo Nosológico foi planejado dentro do projeto Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], há quase uma década. “Este é um momento muito especial para nós. Apesar das intercorrências inerentes à construção de prédios públicos, estamos hoje entregando à sociedade um espaço que é fruto de um planejamento conjunto”, disse.
Ele evidenciou a atuação da ex-reitora Malvina Tuttman, das professoras Sonia Kaminitz e Anna Carla Mariz (ex-diretoras do Arquivo Central), do professor Flávio Leal (atual diretor do Arquivo Central) e da Coordenadoria de Engenharia, que contribuíram para o planejamento e a execução do projeto.
Jutuca ressaltou ainda que o Arquivo Nosológico homenageia o médico e professor emérito da UNIRIO Osmar Teixeira Costa, que foi reitor da Instituição entre 1988 e 1992.
Para Flávio Leal, diretor do Arquivo, a inauguração do prédio propicia a ampliação da capacidade técnica de documentação na UNIRIO. “É um ganho extraordinário termos espaços físicos e acomodações mais adequadas para nosso trabalho e para a pesquisa”, destacou. Ele ressaltou que a gestão de documentos na Universidade é uma referência, principalmente pela equipe do Arquivo, composta por profissionais altamente qualificados.
Estiveram também presentes à inauguração o vice-reitor, Ricardo Cardoso, e o superintendente do HUGG, Fernando Ferry, além de representantes da gestão, técnicos do Arquivo e do HUGG.