código do Google analytics II Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO presta homenagem à nutricionista Lieselotte Hoeschl Ornellas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / II Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO presta homenagem à nutricionista Lieselotte Hoeschl Ornellas

por comunicacao — publicado 20/10/2016 07h30, última modificação 21/10/2016 11h43
A palestra de abertura do evento, realizada no dia 19 de outubro, foi ministrada pelo diretor científico da Faperj

No dia 19 de outubro,  teve início a II Jornada de Pós-graduação da UNIRIO, realizada durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). O vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, presidiu a mesa de abertura, que contou também com a presença da Pró-reitora de Pós-graduação,  Evelyn Orrico,  do diretor de Pós-graduação Wellington  Amorim e do diretor de Pesquisa, Anderson Teodoro.

Logo após a cerimônia, foi exibido um vídeo em homenagem à primeira nutricionista do Brasil, Lieselotte Hoeschl Ornellas, considerada referência na área de Nutrição. O vídeo destacou momentos importantes da vida de Ornellas, incluindo, a sua trajetória como enfermeira, nutricionista e professora da UNIRIO. A decana do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS), Ana Maria Wandelli,  fez um discurso destacando  a merecida homenagem. “A participação de Lieselotte, tanto como docente quanto como profissional, contribuiu de forma singular para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no Brasil. Merecida essa homenagem, por toda sua colaboração, inclusive, para a nossa Universidade”, enfatizou.

Em seguida, teve início a  palestra ministrada pelo diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jéferson Lima, que falou sobre o tema  'Fomento para os programas de Pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro’.

Durante o evento, o diretor detalhou gráficos relacionados ao crescimento do número de doutores e de publicações científicas nos últimos 15 anos no Brasil e explicou sobre os investimentos da Faperj em pesquisas desenvolvidas pelas Universidades do Rio de Janeiro. “Crescemos muito nesta área nos últimos anos, mas temos consciência que a crise econômica poderá impactar nos resultados da produção científica em nosso Estado. Estamos trabalhando para minimizar esse problema”, finalizou.

O encerramento da 14ª SIA será realizado nesta sexta-feira, dia 21, às 14h,  no Auditório Vera Janacopulos. Confira a programação completa da 14ª SIA.

O Auditório Vera Janacopulos localiza-se na Av. Pasteur, 296, prédio da Nutrição, Urca.