código do Google analytics Ida do reitor da UNIRIO ao Ministério da Igualdade Racial é marcada pela lembrança dos 6 anos do assassinato de Marielle — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ida do reitor da UNIRIO ao Ministério da Igualdade Racial é marcada pela lembrança dos 6 anos do assassinato de Marielle

por Comunicação — publicado 14/03/2024 19h43, última modificação 15/03/2024 09h48
Agenda de Da Costa em Brasília incluiu também visitas ao MEC e ao Minc

O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, visitou hoje (14) os ministérios da Igualdade Racial (MIR) e da Cultura (Minc), acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, Vanessa Teixeira de Oliveira, como parte de sua agenda nesta viagem a Brasília. Na terça-feira (12), o reitor esteve na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC).

Na ida ao Ministério da Igualdade Racial, Da Costa esteve acompanhado também pela técnica em assuntos educacionais Mônica Mota, que faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UNIRIO. Eles se encontraram com a secretária executiva do Ministério, Roberta Eugênio, e o reitor conversou sobre o projeto político que vem desenvolvendo na Universidade, do qual são parte essencial a luta antirracista e os direitos humanos. A reunião foi marcada pela lembrança da vereadora Marielle Franco, cujo assassinato completou seis anos no dia de hoje.

“Foi muito intenso. Todos os interlocutores do Ministério enfatizaram o caráter simbólico da visita da UNIRIO, uma universidade do Rio de Janeiro, justamente nesta data em que se completam seis anos da morte da Marielle. Eu inclusive estive na Cinelândia, há seis anos, durante o velório, fazendo parte daquela comoção coletiva. Falei bastante nesta visita ao MIR sobre o trabalho que estamos realizando na UNIRIO, e estamos planejando com eles uma visita da ministra Anielle Franco à Universidade ainda no primeiro semestre para uma aula magna”, antecipou Da Costa.

“Pela dimensão semântica, política, ética, que tem a ver com o próprio cimento fundamental da gestão que estamos construindo, é fundamental a nossa relação com os ministérios da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, dos Povos Indígenas e da Cultura”, declarou ainda o reitor, após a reunião.

À tarde, Da Costa e Vanessa Oliveira foram ao Ministério da Cultura, tratar de projetos de parceria já em andamento e futuros. Entre eles, têm destaque os eventos preparatórios para a Conferência Nacional de Cultura e também o projeto de acompanhamento e monitoramento da implementação do sistema nacional de cultura pelos entes federativos subnacionais e de seu impacto nas leis de fomento Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

Na terça-feira (12), o reitor foi à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, para tratar de questões ligadas à ideia de ampliação do hospital universitário da UNIRIO e também da possível mobilização de recursos do Novo PAC para as obras do novo prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) e da subestação de energia elétrica. Estavam presentes Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior, Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, assessor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o deputado federal Hugo Leal. O parlamentar, quando esteve na posição de relator-geral do Orçamento, começou a colaborar com recursos para garantir o avanço nas obras do novo prédio do CCH. O deputado federal Reimont também estaria nessa visita e reiterou seu apoio, mas teve outra reunião urgente no horário, acerca de temas ligados à Comissão da Educação.