Grupo de Trabalho inicia atividades para elaboração da Política de Atenção à Saúde Mental Estudantil da UNIRIO
Na última sexta-feira, 25 de abril, o Grupo de Trabalho (GT) instituído para para elaboração da Política de Atenção à Saúde Mental Estudantil da UNIRIO deu início a suas atividades.
O grupo é formado por cinco docentes, um de cada Centro, cinco técnicos administrativos (da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, do Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais e do HUGG) e seis discentes. Confira a Portaria de designação dos membros.
A atribuição principal do GT é implementar políticas e práticas que atendam à Lei 14.914, de 3 de julho de 2024, que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil. No capítulo X, o texto trata do Programa de Atenção à Saúde Mental dos Estudantes (PAS), que se destina a "promover a cultura do cuidado no ambiente estudantil, de forma a melhorar as relações entre estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos de instituições federais de ensino superior e de instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica".
Durante a reunião, o GT definiu como primeira estratégia a realização de rodas de conversa com os estudantes em todos os campi, e remotamente com os estudantes do Ensino a Distância, com o objetivo de avaliar demandas e expectativas discentes. O calendário das rodas de conversa, previstas para este primeiro semestre letivo, será divulgado no decorrer de maio.
Estão também previstas reuniões com as coordenações de cursos, com o corpo técnico que trabalha no atendimento direto aos estudantes, e com unidades internas como o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Coordenadoria de Comunicação Social (Comso).
Após essa primeira rodada de conversas, deverá ser realizado um seminário interno, aberto à comunidade, para debate das conclusões parciais do GT, e um seminário com convidados externos, de instituições que já aprovaram políticas de saúde mental estudantil, além de pesquisadores do assunto.
O GT definiu ainda diretrizes no sentido de aumentar a visibilidade do tema da saúde mental estudantil na UNIRIO, com novas estratégias de comunicação, e fomentar a interação com instituições próximas ou que apresentem afinidades com as políticas a serem implementadas pela Universidade.