Exposição virtual mostra obras artísticas produzidas por internos de unidades prisionais
Desde o mês de setembro está aberta a exposição virtual Nas águas da liberdade, que mostra trabalhos artísticos e de produção textual de internos do sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro. Para ter acesso à exposição, é necessário fazer a inscrição por meio da página do evento. O acesso à plataforma de exposição virtual 360° pode ser feito a qualquer hora do dia, até 24 de outubro, com o link enviado após a inscrição.
A exposição principal apresenta, em ambiente 3D, trabalhos artísticos, como pinturas e objetos. O espectador poderá percorrer na galeria a instância criativa desses artistas e como sua arte dialoga com o cotidiano de suas vidas, sua condição, circunstância e seus desejos.
A iniciativa é da Coordenação de Cultura, da Biblioteca Central e da Escola de Letras da UNIRIO, e integra o projeto Agenda Científica e Artístico-Cultural UNIRIO: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, com apoio da Faperj e parcerias com instituições nacionais e internacionais. A curadoria foi feita por Marcelo dos Santos, Geovani Barbosa e Fernanda Trovão.
Nos estandes da exposição, também é possível conhecer um pouco das iniciativas que integram a arte e a educação em projetos sediados na UNIRIO e em instituições parceiras. Os trabalhos do Teatro na Prisão, que acontece há mais de vinte anos, e do Remição pela Leitura, são ações pioneiras no Rio de Janeiro na tarefa de garantir direitos substanciais como a arte, a cultura e a educação.
A participação no evento vale horas complementares, com certificado emitido pela Coordenadoria de Cultura da UNIRIO.