código do Google analytics Exposição 'Dysangelium' exibe obras do fotógrafo Roberto Cuíca na Biblioteca Central — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Exposição 'Dysangelium' exibe obras do fotógrafo Roberto Cuíca na Biblioteca Central

por Comunicação publicado 12/12/2023 15h39, última modificação 12/12/2023 15h39
Imagens permanecem em exibição até esta sexta-feira, dia 15

A Biblioteca Central da UNIRIO sedia até esta sexta-feira, dia 15, a  exposição Dysangelium, do fotógrafo Roberto Cuíca, realizada em parceria com o professor Zeca Ligiéro, da Escola de Teatro.

Dysangelium foi um teatro-laboratório realizado em 1972, pelo diretor Ayrton Kerenski (ex-aluno de Grotowski) e pelo ator Edgar Ribeiro. O espetáculo, na linha do teatro pobre de Grotowski, criou na época muita polêmica no meio intelectual.

Provocante, não havia contrarregras em cena. Só o ator e os seus únicos objetos de cena e coadjuvantes: um cravo, uma vela, um copo d’água, uma toalha de rosto e 28 testemunhas, um número máximo de espectadores permitido no exíguo espaço. Os 28 espectadores tinham de ficar, durante a encenação, descalços e sentados no chão ou sobre um pano para que o conteúdo emocional ficasse mais intenso.

Em 1975, Edgar Ribeiro convidou Roberto Cuíca para fotografar a sua peça. O resultado de uma semana de trabalho conjunto é visto na exposição Dysangelium.

Serviço:

Visitação – entre 10 de novembro e 15 de dezembro, das 10h às 20h, na Biblioteca Central da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, Urca).