Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Exposição “Desencantamento do Mundo” será inaugurada na Biblioteca Central

Exposição “Desencantamento do Mundo” será inaugurada na Biblioteca Central

por Comunicação publicado 26/05/2025 13h18, última modificação 28/05/2025 10h02
Mostra, do artista visual Jorge Chaves, propõe uma reflexão sobre as crises do capitalismo no século XXI

A Biblioteca Central da UNIRIO receberá, a partir desta semana, a exposição “Desencantamento do Mundo”, do artista visual Jorge Chaves. A abertura será na quinta-feira (29/5), às 16h, com apresentação especial do músico e compositor Arthur Kampela.

A mostra propõe uma reflexão sobre as crises do capitalismo no século XXI, tomando como ponto de partida o conceito de “Entzauberung der Welt”, desenvolvido por Max Weber, que aborda a racionalização da vida moderna e a consequente perda de encantamento diante do mundo.

Com curadoria do professor e antropólogo Amir Geiger (UNIRIO), a exposição reúne seis telas de tamanhos variados, um painel de 1,50m e dois quadros com espelhos, todos dispostos em cavaletes. As obras utilizam materiais como tinta acrílica, tinta a óleo, papel, pedras e espelhos, compondo um conjunto visual que expressa tanto a densidade dos temas quanto a diversidade da arte contemporânea.

Entre os destaques está a obra Dois Lados (80x60, tinta acrílica), que propõe um olhar sensível e crítico sobre as dualidades presentes na sociedade. Os espelhos inseridos nas obras convidam o público a enxergar além da superfície, proporcionando uma experiência estética e reflexiva.

Jorge Chaves, artista carioca, pintor e escultor, iniciou sua trajetória artística aos 60 anos. Atualmente estudante de Artes Plásticas Formado em História da Arte na UERJ, é reconhecido pelo trabalho com reaproveitamento criativo, transformando materiais descartados em arte e abordando questões sociais, políticas e ambientais.

A mostra integra o Projeto Cultura na Biblioteca, uma iniciativa que busca fomentar a arte, o pensamento crítico e o diálogo cultural no ambiente universitário. A visitação é gratuita e estará aberta ao público até 27 de junho, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Exposição Biblioteca Central


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio