código do Google analytics Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia

Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia

por comunicacao — publicado 24/04/2019 17h05, última modificação 25/04/2019 09h45
Egressa do Doutorado em Música, a pianista Semitha Cevallos apresentará o tema da sua tese, que compara o Festival de Outono de Varsóvia ao Festival da Guanabara, no Rio de Janeiro

Ex-aluna do curso de Doutorado em Música da UNIRIO, a pianista Semitha Cevallos será a primeira brasileira a participar do 48º Congresso de Musicologia da União dos Compositores Poloneses, que será realizado em Lagów Lubulski, do dia 5 ao dia 7 de setembro deste ano.

Com uma apresentação intitulada Polônia e Brasil: surpreendentes caminhos da música contemporânea, Semitha tratará sobre o seu tema de doutorado, que analisou e comparou edições do Festival Outono de Varsóvia e do Festival da Guanabara, no Rio de Janeiro, dentro do contexto histórico da Guerra Fria e do momento político de cada país.

A União dos Compositores Poloneses, fundada em 1925, é um dos pilares da cultura polonesa. É responsável pela organização do Outono de Varsóvia, um dos mais importantes festivais de música contemporânea do mundo. O festival teve sua primeira edição em 1956 e acontece anualmente até os dias de hoje, tendo revelado ao mundo compositores como Krzysztof Penderecki, Witold Lutosławski, Grażyna Bacewicz, Henryk Mikołaj Górecki e Tadeusz Baird.

Dentro da União dos Compositores Poloneses está a Divisão dos Musicólogos, criada em 1948. Os objetivos da Divisão são documentar, pesquisar e divulgar temas referentes à música polonesa de concerto, através da revista anual Polski Rocznik Muzykologiczny (Anuário Polonês de Musicologia), em polonês, e do Musicology Today (Musicologia Hoje), em inglês.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio