Estudo internacional com participação da UNIRIO propõe agenda sustentável para cidades criativas da Unesco
Um grupo interdisciplinar de pesquisadores com trajetória na área de Turismo, sustentabilidade e planejamento urbano acaba de publicar um estudo inovador sobre marketing turístico sustentável nas cidades criativas da Unesco.
A pesquisa tem como foco a cidade de Popayán, na Colômbia, pioneira na rede de cidades criativas no campo da Gastronomia, e propõe uma agenda estratégica para fortalecer sua imagem internacional e alinhar suas ações às metas da Agenda 2030 da ONU.
O trabalho foi conduzido por pesquisadores da UNIRIO, UFF, UFMG e UFJF, em parceria com o Centro de Investigação em Turismo (CiTUR), de Portugal, combinando expertises em turismo, marketing, gastronomia e gestão pública. O artigo foi publicado na revista Administrative Sciences e está disponível em acesso aberto.
Utilizando o modelo AHPI-UCCG (Analytic Hierarchy Process Image – Unesco Creative City Gastronomy), desenvolvido por um dos autores, a equipe avaliou como Popayán projeta sua imagem como destino turístico sustentável quase duas décadas após sua designação pela Unesco. O modelo considera seis dimensões fundamentais: atrações culturais, educação, experiências gastronômicas, governança e sustentabilidade, promoção do destino e infraestrutura e serviços.
“O diferencial do estudo é justamente essa visão sistêmica que conecta cultura, turismo, educação e desenvolvimento sustentável, sempre com base em evidências e indicadores objetivos. E ao considerar Popayán como um ‘mito de origem’ da rede de cidades criativas na gastronomia, entendemos a necessidade de alinhar tradição e inovação para que o reconhecimento internacional resulte em desenvolvimento sustentável real”, destaca a professora Joice Lavandoski, do Departamento de Turismo e Patrimônio da UNIRIO, uma das autoras do trabalho.
Os resultados revelam que Popayán tem forte desempenho nas áreas de educação gastronômica e patrimônio cultural, mas apresenta oportunidades de melhoria em infraestrutura turística, promoção de experiências e articulação institucional. A partir disso, os autores propõem uma agenda de investimentos estratégicos que pode orientar a cidade e também servir de modelo para outras integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco ou candidatas ao selo.
O estudo demonstra a aplicabilidade internacional do modelo AHPI-UCCG, originalmente testado no Brasil, e destaca a importância de políticas públicas que tratem a imagem do destino não apenas como um ativo simbólico, mas como ferramenta concreta de gestão territorial e desenvolvimento sustentável.
Leia o artigo completo (acesso aberto):
https://doi.org/10.3390/admsci15050192
Equipe de autores:
Pablo Henrique de Oliveira Moreira (UFMG)
Carla Fraga (UFJF)
Joice Lavandoski (UNIRIO/UFF)
Paulo Almeida e Lucília Cardoso (CiTUR – Portugal)
Journal: Administrative Sciences
Journal Rank: JCR - Q2 / SJR 0,706 / A2 Qualis Capes