Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Estudo internacional com participação da UNIRIO propõe agenda sustentável para cidades criativas da Unesco

Estudo internacional com participação da UNIRIO propõe agenda sustentável para cidades criativas da Unesco

por Comunicação publicado 23/05/2025 13h33, última modificação 26/05/2025 09h16
Pesquisa tem como foco a cidade de Popayán, na Colômbia

Um grupo interdisciplinar de pesquisadores com trajetória na área de Turismo, sustentabilidade e planejamento urbano acaba de publicar um estudo inovador sobre marketing turístico sustentável nas cidades criativas da Unesco.

A pesquisa tem como foco a cidade de Popayán, na Colômbia, pioneira na rede de cidades criativas no campo da Gastronomia, e propõe uma agenda estratégica para fortalecer sua imagem internacional e alinhar suas ações às metas da Agenda 2030 da ONU.

O trabalho foi conduzido por pesquisadores da UNIRIO, UFF, UFMG e UFJF, em parceria com o Centro de Investigação em Turismo (CiTUR), de Portugal, combinando expertises em turismo, marketing, gastronomia e gestão pública. O artigo foi publicado na revista Administrative Sciences e está disponível em acesso aberto.

Utilizando o modelo AHPI-UCCG (Analytic Hierarchy Process Image – Unesco Creative City Gastronomy), desenvolvido por um dos autores, a equipe avaliou como Popayán projeta sua imagem como destino turístico sustentável quase duas décadas após sua designação pela Unesco. O modelo considera seis dimensões fundamentais: atrações culturais, educação, experiências gastronômicas, governança e sustentabilidade, promoção do destino e infraestrutura e serviços.

“O diferencial do estudo é justamente essa visão sistêmica que conecta cultura, turismo, educação e desenvolvimento sustentável, sempre com base em evidências e indicadores objetivos. E ao considerar Popayán como um ‘mito de origem’ da rede de cidades criativas na gastronomia, entendemos a necessidade de alinhar tradição e inovação para que o reconhecimento internacional resulte em desenvolvimento sustentável real”, destaca a professora Joice Lavandoski, do Departamento de Turismo e Patrimônio da UNIRIO, uma das autoras do trabalho.

Os resultados revelam que Popayán tem forte desempenho nas áreas de educação gastronômica e patrimônio cultural, mas apresenta oportunidades de melhoria em infraestrutura turística, promoção de experiências e articulação institucional. A partir disso, os autores propõem uma agenda de investimentos estratégicos que pode orientar a cidade e também servir de modelo para outras integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco ou candidatas ao selo.

O estudo demonstra a aplicabilidade internacional do modelo AHPI-UCCG, originalmente testado no Brasil, e destaca a importância de políticas públicas que tratem a imagem do destino não apenas como um ativo simbólico, mas como ferramenta concreta de gestão territorial e desenvolvimento sustentável.

 Leia o artigo completo (acesso aberto): 

https://doi.org/10.3390/admsci15050192

 

Equipe de autores:
 Pablo Henrique de Oliveira Moreira (UFMG)
 Carla Fraga (UFJF)
Joice Lavandoski (UNIRIO/UFF)
 Paulo Almeida e Lucília Cardoso (CiTUR – Portugal)

Journal: Administrative Sciences
Journal Rank: JCR - Q2 / SJR 0,706 / A2 Qualis Capes


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio