código do Google analytics Espetáculo da UNIRIO será encenado no Instituto Municipal Nise da Silveira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Espetáculo da UNIRIO será encenado no Instituto Municipal Nise da Silveira

Espetáculo da UNIRIO será encenado no Instituto Municipal Nise da Silveira

por Comunicação publicado 23/11/2023 08h39, última modificação 24/11/2023 10h46
‘Psicotropicais - Protocolos de reflorestamento afetivo’ estreia nesta sexta-feira, com quatro apresentações

Exames de visão utópica, tratamentos de reconstrução da alegria, procedimentos de restauração do grau de ludicidade interna… Esses são alguns dos atendimentos imaginativos do espetáculo “Psicotropicais - Protocolos de reflorestamento afetivo”, produzido no âmbito de um projeto de pesquisa da UNIRIO e que estreia nesta sexta-feira,  dia 24 de novembro, no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro.

Construído a partir de relatos reais de antigos pacientes da Colônia Juliano Moreira, com performances relacionais inspiradas nas obras de Nise da Silveira, Dona Ivone Lara, Lygia Clark e Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo itinerante e imersivo oferece ao público reflexões sobre saúde mental e a possibilidade de fortalecer sua saúde por meio de performances relacionais e de cuidado, em atendimentos imaginativos realizados por uma equipe de médicos/artistas.

As performances acontecem em salas de espera, de diagnóstico e de tratamento, de forma lúdica, ressignificando o antigo espaço de internação em um espaço aberto à arte e ao afeto, numa homenagem ao trabalho de Nise da Silveira.

Poéticas do cuidado

A produção reúne uma equipe de 35 artistas-criadores e é realizada pelo coletivo “Performers sem Fronteiras”. O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa sobre poéticas do cuidado, arte e saúde mental, vinculado à UNIRIO, sob coordenação geral da professora Tania Alice, docente do Departamento de Interpretação Teatral e do mestrado e doutorado em Artes Cênicas. O projeto tem parceria com a UFRJ, o Ato Futuro e o Centro Universitário Celso Lisboa.

O espetáculo conta com a participação dos bolsistas da UNIRIO Julia Emiliene, Lorenzo, Marcos Huan e Filipe Gimenez, orientados pela professora Tania Alice; Glauco Deris e Leonardo Hugo, orientados pela professora Rosyane Trotta (dramaturgia); e Lu Varelo, orientada pela professora Mona Magalhães (caracterização). A iniciativa conta com bolsas de Iniciação Artística e Cultural (bolsas Pibcul), da Coordenadoria de Cultura/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e bolsas de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO. 

Apresentações

O espetáculo "Psicotropicais - Protocolos de reflorestamento afetivo" terá sessões nos dias 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, às 17h, no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro).

A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos mediante solicitação pelo WhatsApp: (21) 99788-3211. A peça conta com acessibilidade para pessoas neurodivergentes e haverá sessão com audiodescrição no dia 25 de novembro. Classificação indicativa: 18 anos.

Cartaz do espetáculo 'Psicotropicais'

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio