Espetáculo da UNIRIO será encenado no Instituto Municipal Nise da Silveira
Exames de visão utópica, tratamentos de reconstrução da alegria, procedimentos de restauração do grau de ludicidade interna… Esses são alguns dos atendimentos imaginativos do espetáculo “Psicotropicais - Protocolos de reflorestamento afetivo”, produzido no âmbito de um projeto de pesquisa da UNIRIO e que estreia nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro.
Construído a partir de relatos reais de antigos pacientes da Colônia Juliano Moreira, com performances relacionais inspiradas nas obras de Nise da Silveira, Dona Ivone Lara, Lygia Clark e Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo itinerante e imersivo oferece ao público reflexões sobre saúde mental e a possibilidade de fortalecer sua saúde por meio de performances relacionais e de cuidado, em atendimentos imaginativos realizados por uma equipe de médicos/artistas.
As performances acontecem em salas de espera, de diagnóstico e de tratamento, de forma lúdica, ressignificando o antigo espaço de internação em um espaço aberto à arte e ao afeto, numa homenagem ao trabalho de Nise da Silveira.
Poéticas do cuidado
A produção reúne uma equipe de 35 artistas-criadores e é realizada pelo coletivo “Performers sem Fronteiras”. O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa sobre poéticas do cuidado, arte e saúde mental, vinculado à UNIRIO, sob coordenação geral da professora Tania Alice, docente do Departamento de Interpretação Teatral e do mestrado e doutorado em Artes Cênicas. O projeto tem parceria com a UFRJ, o Ato Futuro e o Centro Universitário Celso Lisboa.
O espetáculo conta com a participação dos bolsistas da UNIRIO Julia Emiliene, Lorenzo, Marcos Huan e Filipe Gimenez, orientados pela professora Tania Alice; Glauco Deris e Leonardo Hugo, orientados pela professora Rosyane Trotta (dramaturgia); e Lu Varelo, orientada pela professora Mona Magalhães (caracterização). A iniciativa conta com bolsas de Iniciação Artística e Cultural (bolsas Pibcul), da Coordenadoria de Cultura/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e bolsas de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO.
Apresentações
O espetáculo "Psicotropicais - Protocolos de reflorestamento afetivo" terá sessões nos dias 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, às 17h, no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro).
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos mediante solicitação pelo WhatsApp: (21) 99788-3211. A peça conta com acessibilidade para pessoas neurodivergentes e haverá sessão com audiodescrição no dia 25 de novembro. Classificação indicativa: 18 anos.