código do Google analytics Projeto da UNIRIO irá desenvolver bioinsumos para a agricultura orgânica de Maricá — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO irá desenvolver bioinsumos para a agricultura orgânica de Maricá

por Comunicação publicado 09/12/2022 08h00, última modificação 04/01/2023 13h24
Termo de referência da encomenda tecnológica foi publicado na última segunda-feira, dia 2

Desenvolver tecnologia para a promoção de uma cultura de “bem viver alimentar”, através da construção de um ecossistema colaborativo e de cooperação, envolvendo atores do município de Maricá e região. Esse é o objetivo do projeto de pesquisa Bioprospecção de microrganismos promotores de crescimento de plantas para a agricultura orgânica de Maricá, que será desenvolvido por docentes e discentes da Escola de Nutrição da UNIRIO, sob coordenação do professor Victor Marin.

A equipe irá isolar bactérias que vivam em simbiose com plantas, para fazer o sequenciamento genético e o estudo bioinformático desses microrganismos, que serão utilizados como bioinsumos agrícolas. Dessa forma, será possível isolar genes que produzam fitormônios para a planta crescer mais, que degradem a parede celular de organismos parasitas, ou que tenham tolerância à seca, por exemplo.

Para a realização do projeto, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) irá disponibilizar R$ 8.044.800,00, conforme termo de referência publicado na última segunda-feira, dia 2, no Jornal Oficial de Maricá. A verba será utilizada para adequação de espaços na Escola de Nutrição; aquisição de equipamentos e material de consumo; e pagamento de bolsas para a realização do projeto. O prazo para conclusão é de dois anos.

Segundo o professor Victor Marin, os bioinsumos serão produzidos como alternativa aos produtos químicos utilizados como defensivos agrícolas. “No estudo, vamos investigar se as bactérias não causarão problemas de saúde ao consumidor, nem danos ao meio ambiente”, ressalta.

À frente do Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos da Escola de Nutrição (Lacomen), Marin ministra as seguintes disciplinas: Plantas medicinais aplicadas à Nutrição; Genômica e metagenômica aplicadas à Nutrição; e Controle microbiológico de alimentos. Conheça o professor no vídeo abaixo, produzido pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS) da UNIRIO.