código do Google analytics Encontro virtual debate nesta terça (3) questões étnico-raciais em museus — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Encontro virtual debate nesta terça (3) questões étnico-raciais em museus

Encontro virtual debate nesta terça (3) questões étnico-raciais em museus

por daniela.oliveira — publicado 02/11/2020 18h54, última modificação 03/11/2020 08h54
Evento é promovido pelo Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus

Nesta terça-feira, 3 de novembro, às 17h30, o Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (Nugep) promove o encontro on-line Questões étnico-raciais em museus.

A proposta é debater questões relativas ao papel das instituições museais no debate acerca das relações étnico-raciais, visando estimular reflexões sobre os desafios e as potencialidades dos museus na valorização da diversidade, no reconhecimento de matrizes culturais africanas e afro-brasileiras e no fortalecimento de práticas antirracistas.

O encontro contará com a participação dos seguintes convidados:

- André Andion, museólogo (UNIRIO) e mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFF). É responsável pela reserva técnica e titular do Comitê Gestor do Programa Socioambiental do Museu da República (RJ)/IBRAM, além de coordenador do Circuito Sítios Históricos da República.

- Daisy Santos, museóloga (UFBA), mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e doutoranda em Antropologia (UFBA). É funcionária do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), lotada na equipe de Museologia do Museu da Abolição (PE).

- Ivan Laranjeira, bacharel em Gestão Turística (ESEG - Maputo) e membro-fundador da Associação IVERCA - Turismo, Cultura e Meio Ambiente. É guia de turismo, ator, diretor do Museu Mafalala e coordenador do programa de desenvolvimento comunitário Mafalala Turística.

- Joseania Freitas, doutora em Educação (UFBA) e pós-doutora em História (PUC-SP e UFG/UNINORTE - Colômbia / UPVD-Perpignan - França). Atua como professora titular do curso de Museologia da UFBA e, atualmente, é chefe do Departamento de Museologia da universidade.

O evento faz parte do ciclo de encontros “Patrimônio na Roda”, que teve início em agosto e acontece até o dia 1º de dezembro. Os encontros são transmitidos pelo canal audiovisual do Nugep, com certificado para ouvintes com presença em cinco dos nove encontros.