código do Google analytics Doutoranda da UNIRIO conquista primeiro lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Doutoranda da UNIRIO conquista primeiro lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa

Doutoranda da UNIRIO conquista primeiro lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa

por Comunicação publicado 08/12/2023 14h36, última modificação 18/12/2023 13h13
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) foi escolhida como destaque na área das Ciências Humanas

A doutoranda Júlia Fialho Soares, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UNIRIO, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Elisa Frota Pessoa, na categoria Ciências Humanas, com o artigo “A promoção da igualdade de gênero na botânica: um olhar para as contribuições da professora e pesquisadora Graziela Maciel Barroso”.

A produção premiada é fruto da pesquisa de doutorado de Júlia, iniciada em março de 2022 sob orientação da professora Nailda Marinho da Costa, e que visa a investigar a trajetória de Graziela Maciel Barroso, tendo como foco sua atuação como professora. “Ela foi uma professora e pesquisadora de Botânica, brasileira, que viveu entre 1912 e 2003 e que se dedicou por mais de 60 anos a essa área do conhecimento, tanto na produção científica quanto na formação de botânicas e botânicos”, explica Júlia.

A doutoranda busca demonstrar, através de elementos da trajetória de Graziela e de contextos nos quais ela estava inserida, que é justamente quando as mulheres e outros sujeitos outrora excluídos acessam esses espaços e oportunidades que se dá a promoção da igualdade de gênero, de maneira que suas histórias de luta se cruzam no passado, no presente e no futuro.

"Penso que trabalhos como o que escrevi podem trazer à memória as histórias de mulheres do passado que empreenderam lutas, coletivas ou individuais, para acessar determinados espaços e oportunidades, como o ensino superior, a carreira profissional, em especial a acadêmico-científica, e sua própria emancipação. No Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira [NEPHEB/UNIRIO], do qual minha orientadora, professora Nailda, é coordenadora e eu faço parte, as histórias de outras mulheres vêm sendo pesquisadas com o mesmo intuito”, analisa a estudante, que é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para Júlia, a premiação representa um importante incentivo não só para a divulgação das pesquisas nessa temática, mas para a valorização do trabalho das pesquisadoras mulheres.

Prêmio Elisa Frota Pessoa

Concedido pelo Museu do Amanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o prêmio homenageia o pioneirismo de Elisa Frota Pessoa, física experimental, que teve atuação expressiva no campo da ciência e da tecnologia, na cidade do Rio de Janeiro.

Foram selecionados os melhores artigos científicos por área do conhecimento, produzidos por alunas de graduação, mestrado e doutorado de instituições de ensino superior sediadas no município do Rio de Janeiro, tendo como tema "A ciência e a tecnologia na promoção da igualdade de gênero".

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 17h30, no Auditório do Museu do Amanhã, no Centro do Rio.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio