Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Docentes e discentes da UNIRIO marcam presença no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

Docentes e discentes da UNIRIO marcam presença no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

por Comunicação publicado 02/12/2024 10h34, última modificação 03/12/2024 15h15
Essa edição histórica marca o retorno do evento à cidade onde foi realizado pela primeira vez, há 70 anos

A UNIRIO esteve representada no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), realizado em Recife.  Essa edição histórica marcou o retorno do evento à cidade onde foi realizado pela primeira vez, há 70 anos. Docentes e discentes dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Biblioteconomia, bem como técnicos-administrativos das Bibliotecas da Universidade, participaram ativamente, compartilhando pesquisas, relatos de experiência e propostas inovadoras que fortalecem a área.

Trabalhos apresentados:

  • Construção de assunto na perspectiva da Classificação Decimal de Dewey

    • Autoria: Brisa Pozzi de Sousa; Ana Luiza Lima Ferreira

  • O disfarce de autoria na construção de registros de autoridades: uma análise a partir dos atributos da entidade Pessoa do modelo conceitual Frad

    • Autoria: Vinicius de Souza Tolentino; Brisa Pozzi de Sousa

  • O fazer biblioteconômico no contexto empresarial sob a perspectiva do advocacy

    • Autoria: Magno Soares da Conceição; Dayanne da Silva Prudencio

  • Bibliotecas universitárias na área da saúde: um relato de experiência das práticas desenvolvidas

    • Autoria: Jaqueline Angela Casaes e Silva; Dayanne da Silva Prudencio; Vinicius de Souza Tolentino

  • Formação continuada em acessibilidade atitudinal: relato de experiência da aplicação do Protocolo Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas

    • Autoria: Janicy Aparecida Pereira Rocha; Daniele Achilles; Durval Vieira Pereira

  • Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas: protocolo para formação interdisciplinar voltado à educação e cidadania

    • Autoria: Daniele Achilles Dutra da Rosa

  • Política de informação e acessibilidade nas bibliotecas universitárias: uma análise da UFF, UNIRIO, UFRRJ e UFRJ

    • Autoria: Ana Paula Lima dos Santos

  • A sistematização do processamento das teses e dissertações na BDTD da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: ações e resultados

    • Autoria: Eliane Maricá Soares; Ana Paula Lima dos Santos

  • Projeto de extensão universitária em educação patrimonial em bibliotecas: marcos históricos e lições aprendidas

    • Autoria: Stefanie Cavalcanti Freire; Jaqueline Barradas; Roberta de Roode Torres; Rocío Eliana S. Vásquez

  • Hemeroteca Digital Brasileira e Sistema de Informação do Arquivo Nacional como fontes de informação para pesquisa científica: em busca da memória da Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga

    • Autoria: Julia Maria Moraes Barata; Jaqueline Santos Barradas

  • Advocacy para bibliotecas inclusivas: mobilizando comunidades através dos bookstans

    • Autoria: Jessica Cristina Junior da Silva; Jaqueline Santos Barradas

  • Análise das métricas da rede social do PET-Biblioteconomia em 2024

    • Autoria: Jaqueline Santos Barradas; Gabrielle Ribeiro; Cíntia de Souza Pereira; Ester da Silveira Pinto; Letícia Seabra Jesuíno; André do Nascimento Chaves

  • Acessibilidade em bibliotecas: produção científica nos CBBD (2017-2022)

    • Autoria: Paloma Rodrigues Moreira; Jaqueline Santos Barradas; Cíntia de Souza Pereira; Gabrielle Ribeiro

  • Noemia Lentino e o Quinto CBBD: estudo e análise do texto "Classificação Decimal Universal e a Classificação Decimal de Dewey: prós e contras"

    • Autoria: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda; Nathan Rodrigues Magalhães

  • Por dentro do streaming: proposta de uma nova categorização para organização de conteúdos da Netflix

    • Autoria: Mariana Acorse; Açucena Lima; Nathália Lima Romeiro; José Alberto Monteiro Mendes; Thuanny Dourado

  • Formação em biblioterapia para mediação da literatura afro-brasileira: caminhos para a promoção de uma educação antirracista

    • Autoria: Mariana Acorse; Nathalia Romeiro; Flavia Dutra; Elisamara Carvalho

  • Biblioteca acolhedora: relato de experiência da Biblioteca do Dique

    • Autoria: Ester da Silveira; Carla Alexandra Teixeira de Oliveira; Rafaela Rocha Torquato; Mariana Acorse; Nathalia Romeiros

  • Bibliotecas e o cenário da inclusão social: um relato da experiência da biblioteca do CCBB

    • Autoria: Mariana Acorse; Amanda de Souza Salgado Carvalho; Ester da Silveira; Rafaela Rocha Torquato; Carla Alexandra Teixeira de Oliveira

  • O impacto da pandemia de Covid-19 nos produtos e serviços das Bibliotecas Setoriais de Humanas e Sociais (BSCCHS) e Jurídicas e Políticas (BSCCJP) da UNIRIO

    • Autoria: Taís Valle; Thalita Gama

  • Leitura de imagem como recurso de letramento literário infantil

    • Autoria: Jocilene de Brito Bicas; Patricia Vargas Alencar

  • O olhar do bibliotecário no Colégio Pedro II sobre as fake news no Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a educação profissional na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja)

    • Autoria: Lehy Chung Baik Torquato; Marcia Feijão de Figueiredo; Juliana Romão Corrêa; Jackeline Koppe Eiriz Marvila.

Mais informações sobre o congresso podem ser acessadas no site oficial: CBBD 2024.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio